A Renault está fazendo apostas ousadas com o Initiale Paris, um novo conceito, que foi recém apresentado ao público. Aplicando muitas mudanças, a montadora pretende dar uma resposta aos grandes e recentes lançamentos de rivais, principalmente no que se diz aos SUVs, carros estes que vêm crescendo muito no pensamento dos consumidores.

Essa jogada da Renault pretende trazer um pouco do público perdido de volta, pois os modelos premium estão entre os mais buscados entre os consumidores nos últimos tempos, principalmente quando ocorre alguma mudança radical, como as apresentadas no design do Initiale Paris, que apresenta desenho totalmente revolucionário (algo que já estava na cabeça dos idealizadores).

Nesse novo conceito temos um capo mais longo, com um vidro um tanto mais deitado e também mais longo, deixando o carro bem maior em relação a modelos anteriores, principalmente pela compensação que foi feita na parte traseira, para se ter um equilíbrio estético com a parte dianteira.

Renault Initiale Paris

Isso surpreendeu muito, pois fazer um carro longo é arriscado hoje em dia, principalmente pelos SUVs, que são carros mais compactos e geralmente muito funcionais, podendo se adaptar aos mais adversos ambientes, executar os mais inusitados serviços e ainda ocupar pouco espaço; porém com alguns defeitos como o peso e segurança, onde justamente pretende-se trabalhar, apresentando carros conceitos em segurança, reduzindo o peso e acrescentando sistemas de frenagem mais efetivos.

Interiormente a inovação segue: o revestimento do piso é de madeira combinada a metais, os bancos de total conforto e o painel muito funcional, combina simplicidade a elegância, pois painéis muito coloridos têm saído de moda recentemente.

Um dos acertos dos idealizados foi a ideia de não ter medo de se inspirar no passado para inovar, pois pode-se ver vários elementos de muitas décadas atrás, adaptados para se criar um novo modelo, o que dá mais tranquilidade para o serviço em relação as montadoras que apresentam tudo novo e tentam revolucionar 100% no mercado automobilístico.

Renault Concept Initiale ParisPor fim, não poderia faltar potência a um carros destes. Com isso em mente, foi incrementado um motor com 130 cavalos e um torque muito satisfatório de 40,7 Kgfm que será disponível nas 1500 rotações por minuto.

A suspensão do carro, devido ao seu tamanho, foi muito trabalhada, ainda mais porque tudo aponta para duas versões, uma para 5 pessoas e outra para 7 pessoas, nada definido ainda, mas que se acontecer vai exigir muito equilíbrio deste carro.

A parte de transmissão não mudou muito, progredindo no modelo EDC de seis marchas e a já conhecida dupla embreagem.