Nada tem feito mais barulho no mundo da alta tecnologia nos últimos meses do que os drones, que são aqueles pequenos veículos aéreos não tripulados, tão comentados por todos atualmente.

Utilizados em larga escala pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, os drones podem ter diversas utilizações para muito além da segurança. Há modelos que foram apresentados recentemente em uma feira de alta tecnologia que exploram todas as possibilidades de utilização dos drones.

A Renault inovou ao máximo e explorando a utilidade dos drones criou um veículo capaz de atuar de modo integrado a um drone. O nome desse carro-protótipo é Renault Kwid.

Renault Kwid

O veículo foi apresentado pela Renault nessa semana, e traz um drone guardado em sua parte traseira, que pode ser lançado pelo motorista sempre que existir a necessidade de se verificar a situação do transito ou para que se visualize algum novo atalho.

Parece até uma ideia de filme de ficção cientifica, mas é verdade: o drone salta da parte de trás do Renault Kwid e faz um voo panorâmico para vislumbrar novas possibilidades de caminho para o motorista.

Mas não é apenas o fato de ter um drone integrado em seu projeto que torna o Renault Kwid um carro diferenciado e moderno. O seu design ultrarrojado também contribui em muito para reforçar a imagem de carro do futuro.

A própria Renault classificou o Kwid como sendo do segmento de crossovers compactos, e de fato, ao olhar mais de perto se percebe que o modelo é um crossover com dimensões mais reduzidas mesmo.

Renault Kwid

Ao ser questionada sobre quais seriam as vantagens de se ter um drone acoplado ao Kwid, a Renault respondeu que a ideia é auxiliar em diversas situações, como controlar o comprimento de uma fila de transito (tão comuns em cidades grandes), ou então procurar e encontrar um caminho novo (atalhos).

Outra vantagem, segundo a Renault, é a possibilidade de se fazer gravações do veículo de ângulos diferentes e totalmente inovadores.

Segundo a empresa que produziu o drone para a Renault, a Wired, o drone (que é um quadricóptero) do Kwid pode ser controlado por meio de comandos enviados por um tablet, e ele terá também sistema de localização por GPS integrado. Isso para garantir que o drone esteja sempre próximo do Renault Kwid e totalmente sincronizado.

A Renault ainda não divulgou quando pretende lançar o Kwid comercialmente, mas tudo indica que isso ocorra nos próximos anos.