A Renault confirmou nesta semana todas as informações referentes ao novo modelo Kardian. O carro está sendo apresentado pela empresa como um “SUV compacto” e também como um “crossover”. Mas, em termos de design, o veículo chama a atenção especialmente pela sua maior altura e pelas suas linhas modernas.

Renault revela novo Kardian com início das vendas em março

Durante o evento promovido pela empresa para mostrar o carro, Bruno Vanel, vice-presidente mundial responsável pelos produtos com a marca Renault, descreveu o futuro lançamento da seguinte forma: "É um carro todo novo, projetado como Renault, e nada tem absolutamente nada ver com o Dacia Sandero atual. A plataforma é diferente, o eixo traseiro é diferente, a altura é diferente...".

O lançamento está previsto para março de 2024, ainda sem preço anunciado.

Nova plataforma

Renault revela novo Kardian com início das vendas em março

Um dos principais destaques do novo Kardian é a sua plataforma nova e modular. A base é versátil e deverá ser utilizada por futuros lançamentos de carros que tenham entre 4 e 5 metros de comprimento. Além disso, a base foi construída para carros que tenham motor a combustão ou modelos híbridos. Ela não deve ser utilizada para futuros lançamentos de carros elétricos.

Motor e desempenho

O novo Kardian será venddo com motor 1.0 turbo, de três cilindros e injeção direta que também é novo, chamado de HR10. Este propulsor está sendo produzido no Brasil e deve entregar, neste carro, 125 cv de potência e 220 Nm (22,4 kgfm) de torque máximo. Em conjunto estará acoplado um câmbio automatizado de seis marchas, além de dupla embreagem banhada a óleo e aletas de acionamento atrás do volante.

Interior

Renault revela novo Kardian com início das vendas em março

Por dentro, o Karidan terá bancos dianteiros mais largos e com novo desenho anatômico. O painel oferece um quadro de instrumentos completamente digital, e na parte de cima uma tela multimidia de 8”, que aceitará conexão via Android Auto e Apple CarPlay.

O modelo terá ainda 6 airbags e 13 sistemas auxiliares de condução, com destaque para alerta de ponto cego, frenagem ativa de emergência e cruise control adaptativo a partir dos 30 km/h.