Importante evento do mundo automobilístico realizado entre os dias 23 de novembro e 01 de dezembro de 2013, o Salão do Automóvel de Tóquio vem sempre com algumas das maiores novidades das grandes montadoras para os próximos meses; com ênfase entre as orientais.

A japonesa Subaru corresponde a essa premissa, apresentando dois lançamentos – além da perua Subaru Levorg – o seu Cross Sport Design Concept. Esse foi um modelo capaz de atrair grande atenção no evento, porque seu visual, bastante arrojado, resulta em uma espécie de coupé robusto e elegante, tudo ao mesmo tempo.

Em essência, apesar do nome pomposo, o Subaru Cross Sport Design Concept é uma variante, perua, do modelo BRZ – que é, por sua vez, um veículo de tipo esportivo, absolutamente charmoso, como uma espécie de top hatch.

Subaru Cross Sport Design Concept

No caso do Cross Sport Design Concept, o conceito de esportividade vem representado na carroceria do modelo, que é totalmente inspirada em veículos off-road. Essa montadora japonesa, então, pensou o carro e vem promovendo-o como sendo a “última tendência entre modelos utilitários”.

Vejamos então se a ousada promessa da Subaru se confirma: o modelo conta com faróis, de LED; um sistema de exaustores, que conta com escape duplo e conta com um grande diferencial, se comparado ao BRZ: tanto a estrutura das rodas, quanto os pneus em si, têm uma largura maior, no Concept; o que pode vir a favorecer a estabilidade desenvolvida pelo modelo em todo tipo de piso, bem como a segurança na direção.

Como acabamento de requinte, seu sistema de pedais é todo em alumínio, o acabamento é em um luxuoso tom black piano, e o revestimento do interior do carro é de cair o queixo: couro Alcantara, em duas nuances de cor distintas. Em suma: um modelo de visual matador!

2014 Subaru Cross Sport Design Concept

Embora não se saiba muito sobre a performance do Subaru Cross Sport Design Concept, o que já foi apurado pela mídia especializada é que a motorização deverá mesmo ser a 2.0, capaz de oferecer 200 cv de potência total, unida a um torque de 20,9 kgfm. Em outras palavras: nada mal para uma perua, não é mesmo?

Nesse sentido, o lançamento do Sport concept representa um verdadeiro upgrade, se comparado ao BRZ. Afinal, a grande crítica feita ao outro modelo era a de que era “pesadão” ou lento demais. Nesse caso, esse pecado parece estar sendo corrigido, mesmo com os 1,250 kg desse SUV. 

O lançamento dos veículos Subaru deverá acontecer ao longo de 2014.