A Subaru produz a linha Legacy desde o ano de 1989. Desde então, com as gerações posteriores, muito foi mudado, mas sempre visando o melhor para o condutor e os passageiros, primando pela segurança. Recentemente, a montadora divulgou algumas dentre as primeiras imagens e dados oficiais de seu Legacy concept 2015, exatamente uma semana antes de sua apresentação feita para o público, no grandioso Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos. Essa será, possivelmente, a sexta geração Legacy a chegar ao mercado.
Entretanto, a montadora Subaru – que é um braço automotivo da empresa japonesa Fuju Heavy Industries – é polêmica, afinal sempre transforma conceitos arrojados e chamativos em versões de produção muito... sem graça.
Afinal, um carro-conceito é exatamente o que o nome sugere: um conceito ou plataforma padrão para que os modelos futuros de uma marca possam ser produzidos. Raramente há réplicas exatas desses carros fantásticos que se tornam, de fato, modelos de produção em massa.
Um exemplo da própria Subaru que é bem representativo desse cenário é a versão de produção de seu WRX. A montadora o lançou além do conceito Legacy, no mesmíssimo suporte exposto em Los Angeles e não tem nada a ver com o lindo carro que pudemos testemunhar no Salão de Nova York, em março de 2013.
Voltando ao Legacy Concept 2015 o destaque desse lançamento é seu visual: bem mais agressivo e com uma interessante carroceria que se assemelha aos coupês. Como exemplos dessa abordagem visual, temos que o capô, nesse caso é mais encurtado e sua grade frontal, em forma de hexágono, tem três lâminas dispostas horizontalmente, para efeito de maior imponência e requinte. Além disso, à primeira vista, é um carrão mais agressivo – o que não é comum nos modelos Subaru.
Seus faróis são “hawk-eye” – ou, literalmente, olho de águia – e as lanternas da parte traseira têm tamanho de moldura idêntico à da parte frontal. Suas rodas são aro 21’’, de liga leve. Já a lateral é elaborada com um efeito fluido, causado por um vinco de desenho curvo e ascendente que tende a ficar mais e mais fino, ao atingir a traseira. Já o teto confirma a suspeita de que a montadora deseja passar uma ideia de modelo compacto, porque há uma queda pronunciada na curva, junto ao porta-malas.
A chegada do Subaru Legacy concept 2015 deve ocorrer no ano de 2014 – por volta do segundo semestre – mas com uma vantagem: já como modelo 2015.