Depois de apresentar ao mundo sua nova estratégia no segmento de carros autônomos, focando no fornecimento e na venda de tecnologias e não em modelos criados inteiramente pela empresa, a Waymo, subsidiaria do Google, apresentou ao mundo o seu modelo mais recente. De acordo com as informações que foram divulgadas, trata-se de uma minivan Pacifica Hybrid, da Chrysler, mas que passou por um processo de modificação.

Subsidiaria do Google surpreende e divulga novo modelo autônomo

Diferentemente do que tinha sido apresentado até então pela Google, desta vez o modelo já ganhou diversos detalhes relacionados ao seu lançamento, inclusive com a quantidade de unidades que devem ser fabricadas para este primeiro lote. A Waymo e a Fiat Chrysler Automobiles, parceiras no desenvolvimento deste projeto, farão apenas 100 unidades.

Assim como era de se esperar, um dos grandes destaques do carro é a vasta tecnologia que pode ser encontrada no veículo, com uma grande quantidade de sensores e de sistemas que vão permitir com que o sistema de condução autônoma realmente funcione. Para que o sistema fosse criado, especificamente para este modelo, foram necessários seis meses de trabalho em conjunto das duas parceiras.

Modificações

A apresentação do carro foi feita pelo CEO da Waymo, John Krafcik, que falou bastante do grande trabalho que a equipe teve para conseguir mexer no veículo e tornar ele viável para receber o sistema. Desde o chassi do veículo até sua embreagem teve que ser alterada, para se tornar totalmente compatível com as exigências do novo equipamento.

Subsidiaria do Google surpreende e divulga novo modelo autônomo

Outras alterações mais sensíveis tiveram que ser feitas na parte elétrica do carro, uma vez que o sistema autônomo completo exige uma grande quantidade adicional de energia para manter todos os sensores em pleno funcionamento. O carro também já teria passado por uma bateria intensa de testes, sendo mais de 200 horas em condução, passando pelas mais variadas condições meteorológicas.

Em termos de condução e autonomia do veículo, o Pacifica criado nesta parceria funciona com um motor hibrido, se utilizando de uma combinação de energia elétrica e combustível para se movimentar. Os executivos que realizaram a apresentação do projeto afirmaram, no entanto, que ele pode rodar cerca de 50 quilômetros utilizando apenas eletricidade, o que pode ser interessante para levar o veículo até o posto de gasolina mais próximo.

O carro ainda não tem data para chegar ao mercado.