A japonesa Suzuki revelou no dia 20 de novembro de 2013 seu novíssimo carro: o A:Wind Concept. A apresentação foi realizada no Salão do Automóvel da Tailândia.

Esse hatch, bem compacto, faz parte de um novo conceito da Suzuki, que realiza uma mudança geral na ideia que possuímos hoje a respeito dessa categoria de automóveis. o modelo A: Wind Concept, por ora, entrará em produção visando o mercado asiático, primordialmente. O começo das vendas deverá começar a ocorrer no ano de 2014.

Suas dimensões exclusivas são absolutamente reduzidas: são 3,60 m de comprimento total – com 2,42 m de distância entre-eixos – além de 1,54 m de altura e ainda 1,60 m de largura. É necessário apontar, contudo, que a ideia de compactar espaço não significa desconforto, de forma alguma. Afinal, em termos de espaço interno o A: Wind Concept é excelente, apresentando considerável espaço para as pernas do condutor e dos passageiros, o que é resultado de ampliação da área entre os bancos frontais e os traseiros. A tração é apenas na parte frontal, e as rodas são aro 16’’, de liga leve.

Suzuki AWind concept

De acordo com o release liberado pela Suzuki, o modelo A:Wind tem como destaque absoluto “ o exterior e interior de visual elegante, um espaço interno acolhedor e economia de combustível sem igual”, o que o torna, inclusive, um modelo que valoriza a sustentabilidade.

O layout se aproxima ao formato da letra “T”, com alguma agressividade em suas linhas gerais de design; o que se confirma em uma grade frontal cromada, com um par de barras curvas que chegam a tocar os faróis.

Seu revestimento interno é em dois tons, sendo que o esquema de pintura da carroceria é totalmente compartilhado com o interior do carro, isto é, os bancos, maçanetas, o painel e demais acessórios contam com uma mesma tonalidade, amarela – e todo o resto, em outra. A simbologia da cor amarela, nesse caso, é para criar uma aura “chamativa e emotiva como uma torcida em um estádio num dia de verão.”, conforme dizem os criadores da Suzuki.

Suzuki A:Wind concept

Esse interessante nome, A:Wind – ou “A : Vento”, em livre tradução – se deve, segundo a Suzuki ao fato de ser um hatch que trará ventos novos aos segmento A – de automóveis hatch.

A produção do modelo Suzuki A:Wind Concept terá início já no ano que vem – 2014 – na fábrica da Suzuki localizada na Tailândia. Os planos ambiciosos dos japoneses envolvem transformar, em breve, o lançamento em um veículo comercializado em escala global.