Um dos destaques no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 2013, é, sem dúvidas, o conceito IV-4 lançado pela japonesa Suzuki. Esse modelo foi apresentado com bastante expectativa pela montadora, porque significa a entrada da marca no concorrido segmento de SUVs de perfis mais compactos – ou, nas palavras dos representantes da Suzuki “SUV compactos pessoais” –. Seu posicionamento, em termos de mercado, deverá ocorrer exatamente entre o modelo Jimmy e o Grand Vitara, e, de acordo com os resultados de vendagens, haverá também o Juke, da Nissan e o Mokka da montadora Opel, ambos comercializados na Europa.

Esse é um modelo totalmente desenvolvido para combinar robustez a uma pegada mais esportiva, assim, a ideia do carro Suzuki IV – 4 é a de poder ser customizável. São várias as peças a serem oferecidas pela montadora, como: acessórios, cores, texturas, e muitos outros tipos de elementos para facilitar a individualização de seu modelo. Por isso, o “I” da sigla, corresponde a “individualidade”, o “V” a “veículo” e o “4”, à tração tipo 4 x 4.

Suzuki IV 4

Todas essas características, apontam que a Suzuki quer investir fortemente em um público mais jovem e arrojado. Suas características especiais e marcantes se relacionam às linhas inovadoras, retas e alongadas, com faróis que tem como particularidade ajudar no efeito de prolongamento da grade frontal até as laterais. O Suzuki IV – 4 apresenta além da elegância de suas linhas, a agressividade de uma grade frontal que remete a um design de garra animal, conferindo um ar selvagem e amante da liberdade e das estradas.

Suas dimensões padrão são as seguintes: de comprimento, o modelo apresenta 4,215 metros, contando com medida entre-eixos de 2,50 metros. Há ainda 1,85 metro de largura e 1,65 de altura, no total. Seus pneus correspondem ao tipo 235/55, com rodas de aro de 20 polegadas. A versão do IV – 4 a ser produzida terá uma tração integral e, segundo a marca, prestará atenção ao meio ambiente e à sustentabilidade; prova disso é que o carro contará com baixas emissões de CO2:

Suzuki IV-4

A versão de produção top de linha terá tração integral e, segundo a Suzuki, baixas emissões de CO2, responsável pelo efeito de aquecimento do planeta Terra.

O mistério paira ainda sobre este Suzuki IV – 4, afinal, nem imagens do interior desse carro foram divulgadas, a mecânica também ainda não foi descrita totalmente pela empresa. O que se sabe, até o momento, além das informações gerais que apresentamos é que o S-Cross, lançado há pouco, cederá tanto a plataforma quanto as alternativas de motor para esse lançamento, tipo crossover.

O IV – 4 será lançado na Europa até 2015 e sua fabricação deve se concentrar na Hungria.