A Toyota apresentou nesta semana a nova geração do Corolla Sport hatch. O novo modelo foi mostrado no Japão, e mostra um carro que passou por uma reformulação significativa no design geral. Além disso, a montadora ressalta que o modelo contará com uma série de novas tecnologias, para tentar captar justamente um público mais jovem.
O modelo foi batizado como Auris, mas este nome será utilizado apenas em determinados mercados. A montadora ainda não divulgou a estratégia completa de comercialização do novo modelo, mas deve ser Corolla Sport hatch quando for lançado por aqui.
De uma forma geral, as mudanças promovidas acabam sendo um bom indicio do que está por vir na futura nova geração do sedan, que ainda não foi anunciada oficialmente.
Uma das grandes novidades do Auris é o fato dele ser conectado. O Corolla Sport sai de série com módulo de comunicação, que permite aos usuários operar alguns itens do carro, como fechar a janela, remotamente. Como o sistema, também será possível utilizar um assistente virtual que poderá ajudar o usuário a encontrar rotas, entre outras coisas.
A plataforma do carro também está sendo modificada, passando a ser a TNGA, que é a mesma que atualmente é utilizada para o Prius e também para o C-HR. A mudança permitiu que o modelo ganhasse um design mais interessante, com uma personalidade mais marcante quando comparado com outros modelos da marca.
Na parte da frente, o modelo conta com faróis que serão inteiramente de LED. O modelo também ganhou luzes diurnas de rodagem integradas. Já a grade do veículo acabou ganhando em termos de volume, ocupando praticamente toda a largura da dianteira do carro.
Em relação ao tamanho do carro, ele ficou mais comprido e também mais baixo quando comparado com o modelo atual. São 4,37 metros (4 cm a mais) de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,44 m (2,5 cm a menos) de altura e 1,79 m de largura.
Em relação ao conjunto mecânico do carro, o Auris terá duas opções diferentes de motores. O carro terá uma versão com propulsor 1.2 turbo, de 16 cavalos, e câmbio do tipo CVT, além de uma outra versão híbrida, combinando motor 1.8 a combustão com elétrico, capaz de chegar a 122 cavalos de potência.
Ainda não existe previsão de lançamento do modelo no Brasil.