A Toyota oficializou nesta semana o lançamento do mais novo hatch esportivo da montadora, o GR Corolla 2023. Essa versão esportiva da família Corolla chega assinado pela divisão de performance Gazoo Racing, que é responsável justamente pela preparação de carros com uma pegada mais esportiva. O modelo está confirmado para ser lançado na América do Norte, na Europa e também no Brasil.

Toyota apresenta novo hatch esportivo GR Corolla 2023

Uma das grandes mudanças feitas no carro está relacionada justamente ao conjunto mecânico, já que o veículo conseguiu ganhar em termos de desempenho. O novo GR Corolla 2023 conta com um motor 1.6 turbo G16E-GTS. O propulsor entrega 304 cv de potência a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 3.000 e 5.500 rpm, sendo sempre associado ao câmbio manual de 6 marchas.

O carro conta ainda com um sistema de tração nas quatro rodas chamado GR-Fourr, que incluiu a distribuição de torque polarizada para a traseira e diferenciais de deslizamento limitado em ambos os eixos. Conta ainda com configurações selecionáveis de divisão de torque nas proporções 60-40, 50-50 e 30-70, dependendo da preferência do motorista.

  • Galeria: Foto 1 de 4
    Galeria: Foto 1 de 4
  • Galeria: Foto 2 de 4
    Galeria: Foto 2 de 4
  • Galeria: Foto 3 de 4
    Galeria: Foto 3 de 4
  • Galeria: Foto 4 de 4
    Galeria: Foto 4 de 4

Foram feitas mudanças também na plataforma de desenvolvimento do carro. O modelo ganhou pontos de solda adicionais para tornar a estrutura mais forte. O alumínio passa a ser utilizado como principal material do capô e também dos painéis da porta. Já a carroceria ganha novas estruturas aerodinâmicas e pára-lamas alargados. Por fim, suspensão e freios também foram reforçados.

Por dentro, o modelo conta com tela de 12,3 polegadas inclui visualizações do modo de tração selecionado, pressão do turbo, indicador da marcha selecionada e tacômetro. O modelo também chega com um novo volante e uma tela de 8 polegadas que será utilizada basicamente para o sistema de entretenimento.

Nos Estados Unidos o carro será vendido em duas versões diferentes: Core, que é a mais básica, e a Circuit Edition, que é a mais completa. Ainda não foi confirmada qual versão será vendida no Brasil. A montadora também não divulgou previsão de data e preços até o momento.