Apesar da queda do mercados dos carros populares, na preferência do público, ele ainda está em maior número nas ruas, avenidas e estradas. Hoje os populares representam 46,8% das vendas em todo país, número que já chegou perto da casa dos 72%. Com as taxas despencando tabelas à baixo, tivemos um grande volume de vendas no primeiro semestre deste ano de 2012. A liderança de vendas no segmento continua nas mão de Fiat e Volkswagen já há alguns anos, mas com as comercializações aquecidas, montadoras que ainda não tem seus veículos nessa linha, começam a se mexer para lançar seus carros.

Esse incentivo no segmento dos 1.0 à 1.6, atingiu a líder de vendas de veículos no Mundo, Toyota, que vai disputar espaço no mercado nacional dos carros populares, com o Etios. A abertura de uma nova planta em Sorocaba há dois anos atrás, e inaugurada há pouco mais de três, ficará responsável pela produção do compacto. As metas para o novo veículo que ainda estava em projeto em 2010, já haviam sido programadas. A expectativa de aceitação para o novo carro no primeiro ano, é chegar em 5% do market share, representando 70 mil unidades vendidas, evoluindo no segundo ano para 8%, um número que desbanca sua concorrente japonesa, Nissan, que atua no segmento com o March.

Toyota Etios Hatch

As vendas do Toyota Etios que terá produção em modelos hatch e sedan, vão se iniciar na segunda quinzena do próximo mês (Setembro), e o preço de R$ 35 mil anunciados, ainda não é definitivo, e poderá ficar um pouco acima deste valor, já que a primeira remessa é de recuperação de custos.

O carro entra na característica dos modelos populares, mas com preços acima pelo menos nessa primeira série. Os executivos da montadora japonesa, adiantaram que os valores serão competitivos para fazer frente com os seus principais concorrentes de mercado, Gol e Palio na linha hatch, e Voyage e Logan na linha sedan; mas a provável competição não deverá acontecer contra Volks e Fiat, pelo menos nessa primeira linha, que deverá disputar com a Nissan.

Toyota Etios Hatch

A pré-venda do carro já iniciou, e a Toyota quer se apoiar no bom desempenho de vendas dos seus outros modelos, para atingir o sucesso com o Etios. No primeiro dia em que a pré-venda foi realizada, foram recebidos 12.500 pedidos do carros, um número que já bate com as expectativas da Toyota, que é de vender 70 mil carros por ano, cerca de 6 mil veículos mensais, e se mantiver esse ritmo a meta poderá ser superada, antes mesmo de um ano.

Especificações técnicas do Toyota Etios

Os traços do Etios nacional, manterá os mesmos traços dos veículos que são produzidos na Índia, mantendo os mesmo 3,78 metros de comprimento e 2,46 metros entre-eixos, o que dá o veículo um visual moderno, mas ao mesmo tempo simples.

Com um estilo único os bancos serão mais espessos que o modelo asiático, contando com encostos de cabeça nos bancos traseiros, acabamento que serão em quatro modelos em plástico de alta qualidade, e isolamento acústico ainda mais eficiente. Todas essas características, para atender o exigente consumidor brasileiro, que anseia pelos melhores equipamentos.

Toyota Etios - Interior

Na versão hatch, haverá dois motores, 1.3 e 1.5 flex, ambos tendo 16 válvulas, com desempenhos levemente diferentes um do outro, e que terão um pequena diferença em relação ao modelo quatro portas. Já na versão sedan, o motor segue a segunda linha dos hatchs, 1.5 flex. Ambas as versões sairão de fábrica com câmbio manual de cinco marchas. Informações oficiais sobre potência, torque, ainda não foram divulgadas; a Toyota mantém cautela quanto a esse assunto, para não dar munição para uma de suas principais concorrentes, a Hyundai, que prepara o projeto HB para entrar no segmento dos populares. Em termos estratégicos, a Toyota trabalha seus bastidores para não vazar qualquer tipo de informações sobre seus carros.

No quesito desempenho, segundo engenheiros da Toyota, o Etios 1.5 faz de 0-100km/h em 11s com álcool no tanque, um bom resultado para um carro que ainda não começou a circular nas ruas do país. Nos primeiros testes realizados, o motor 1.3 ainda tem um deficit de arranque, o que faz com que ele demore para embalar. Especialista acreditam que a ocorrência disso são os reforçados chassis.

Toyota Etios - Painel

Os acessórios embutidos ao Etios, são de ponta, mas mostram uma certa economia de peças, tendo uma pequena vantagem sobre os populares mais simples, e com um preço superior, até com relação aos populares melhores equipados. O novo Toyota, conta com bancos com tecidos reguláveis manualmente, ar-condicionado, rádio com CD-Player e entrada USB. No quesito técnico, todas as versões terão freios ABS de série na dianteira, na traseira seguem a linha básica de frenagem à tambor; as versões alternarão em oferecer o veículo com rodas ou calotas. Os airbags frontais e o alarme também sairão em série, porém o limpador de para-brisa vem em peça única, os retrovisores sem ajustes elétricos; são alguns dos pontos que contrastam os luxos, misturados à verdadeiras economias desproporcionadas

A autonomia do Etios ainda é uma incógnita, mas com base nos primeiros test-drives realizados no Japão, o consumo do carro será bastante baixo, ficando na categoria A de avaliação, rodando 9,5km/L em trechos urbanos. Se confirmado, nas rodovias o carro terá um desempenho bom, e com economia de sobra para as viagens.

A beleza do Etios é inegável, o seu modelo foi caracterizado nas tendências jovens, e pode ser uma porta para buscar bons resultados. Com o design elegante, o capô conta com dois frisos retos, que partem da grade, e dá um visual dinâmico na frente do veículo. Além do capô, os traços aerodinâmicos acompanham a traseira, e as laterais do modelo hatch. No sedan, suas características vão de encontro ao Cobalt, com aspectos traseiros que lembram bastante o veículo da Chevrolet.

Toyota Etios - Hatch e Sedan

O Etios apresenta alguns quesitos especiais, o seu painel fica localizado no centro do console, e abaixo, conta com uma tela de LCD, que mostra informações a respeito do nível de combustível, hodômetro, autonomia; algo diferente, que foge do padrão atual dos instrumentos veiculares.

Vídeos

Confira os vídeos promocionais do Toyota Etios Connection: