O modelo Mokka fez sua estreia no Salão de Genebra e, como é fabricado pela Vauxhall, trata-se de uma bela reestilização do SUV compacto Buick Encore, modelo da Opel comercializado nos Estados Unidos. Em suma, se trata de uma boa estratégia da Opel, porque assim, investe em recriações, aproveitando suas plataformas já consagradas e minimizando gastos com pesquisas extensas.

Mesmo assim, uma boa amostra da expertise da montadora alemã – subsidiária da General Motors – foi, por meio de sua associada, a inglesa Vauxhall, ser capaz de utilizar a ideia do Buick Encore, mas, ao mesmo tempo, fazer modificações como ressaltos de materiais plásticos, nos para-choques, pegando o modelo nas laterais. Isso pode parecer detalhe, mas, de cara, já deixa esse carro mais esportivo, sobretudo se a comparação for com o Encore, que é mais classudo e elegante. Diferenças à parte, o interior do europeu é absolutamente idêntico ao do americano.

Vauxhall Mokka

Esse modelo, segundo especialistas deve fazer mais sucesso na Europa, que faria nos Estados Unidos. Entretanto, todos concordam que a Opel poderia fazer uma tentativa e lançá-lo na América Latina – com evidente valorização do mercado brasileiro – pois aqui, a Chevrolet poderia comercializá-lo e tem tudo para ser sucesso.

Uma curiosidade, inclusive, dessa reestilização europeia do Mokka é a de que se parece imensamente ao modelo Captiva, da Chevrolet, só que em versão menor. O carro mede 4,28 m de comprimento, no total, e pode comportar 5 pessoas. Entre as motorizações, o Mokka pode oferecer as seguintes alternativas, dependendo do desejo do cliente: 1.6, 116 cv de potência, a gasolina; 1.4, 142 cv e turbo; 1.7, 132 cv e turbodiesel. Outras escolhas possíveis em relação a esse carro  incluem a tração, que pode ser apenas dianteira, ou integral – 4 x 4 – exatamente da mesma forma que ocorre com o Chevrolet Captiva.

Novo Vauxhall Mokka

A General Motors revelou a jornalistas, inclusive, que estuda a possibilidade de inserir o Mokka sob o selo Chevrolet, a fim de rivalizar com Ford EcoSport.

O modelo, que poderá ser encontrado em lojas da Europa, apresenta ainda controle de estabilidade e de tração; um par de câmeras, sendo uma traseira e outra frontal; assistente de partida tanto em aclive quanto em declive; entre outros elementos de segurança.

Outra novidade da Opel é a transferência da fabricação do Mokka, de Bupyeong na Coreia do Sul  para Zaragoza, na Espanha, onde já são fabricados o Meriva e o Corsa. Esse esforço deverá ser feito, já para o ano de 2014, a fim de aumentar o volume de produção.