A Volkswagen antecipou detalhes da nova Amarok, modelo que deve ser lançado oficialmente ainda neste ano de 2022, mas a previsão de começo das vendas nas concessionárias brasileiras é começo de 2023. De acordo com a montadora, o carro será vendido na versão básica e também nas opções Life e Style acima dela, além da PanAmericana - focada no off-road - e da Aventura, mais urbana, no topo da gama.
A nova versão da picape deve compartilhar tanto a plataforma quanto diversos itens com a próxima Ford Ranger. Mas a Amarok também deve ter alguns detalhes exclusivos, tais como luzes de LED padrão e design em forma de X na parte da frente dos modelos de nível mais elevado.
Em termos de características físicas, a Amaroko terá 5.350 mm de comprimento, a fazendo ser pelo menos 100 mm maior que sua antecessora. Sua distância entre eixos é de 3.750 mm, com crescimento de 175 mm em comparação com o modelo do ano passado.
Quando for lançada, a picape será vendida em uma configuração de cabine dupla e quatro portas, mas alguns mercados também devem receber a configuração com cabine simples e duas portas. A carga máxima do modelo será de 1,2 toneladas e a capacidade de reboque de até 3,5 toneladas.
Em relação ao conjunto mecânico, um dos principais diferenciais da Amarok será o fatod ela ser vendida com cinco tipos diferentes de motores. Uma das opções será a gasolina, enquanto as demais a diesel. Estas unidades terão de quatro a seis cilindros e capacidade entre 2.0 e 3.0 litros. Os modelos virão em tração traseira, com possibilidade de tração integral sob demanda ou permanente. A marca já havia confirmado anteriormente um motor V6 TDI com "muita potência e torque".
Por dentro, motoristas e passageiros contarão com cockpit digital e uma tela de infoentretenimento no estilo tablet. A montadora também deve oferecer como opcional superfícies com aparência de couro com costuras decorativas, sistema de som exclusivo e assentos com ajustes elétricos.