A Volkswagen divulgou nessa semana um novo projeto de carro que deve interessar especialmente aos motoristas que procuram por alternativas de transporte de passageiros. O carro se chama Moia, projeto que está sendo classificado como uma minivan elétrica. O principal objetivo do carro é para que os motoristas possam oferecer mais conforto através de serviços parecidos com o Uber Pool.

Volkswagen apresenta projeto de van elétrica para usar como Uber Pool

O carro que foi apresentado pelas montadoras consegue levar até seis pessoas ao mesmo tempo. O carro conta com um grande espaço interno para que os passageiros consigam ser transportados com conforto. Além disso, em cada um dos locais existe uma luz de leitura que pode ser acionada individualmente.

Para cada um dos passageiros também existe uma porta USB que permite com que as pessoas conectem seus aparelhos celulares para carregar. É claro que no interior do veículo não poderia faltar também internet sem fio para que seja utilizado durante todo o período de viagem.

O carro está sendo construído para que possa ser utilizado nos serviços que estão oferecendo a opção de compartilhar viagens com mais de uma pessoa, algo que o Uber Pool está oferecendo há algum tempo. Neste caso, as pessoas conseguem economizar bastante na sua viagem, uma vez que os custos com os trechos acabam sendo compartilhados.

Volkswagen apresenta projeto de van elétrica para usar como Uber Pool

Mas a ideia da montadora não é fornecer o veículo apenas para que outras empresas se utilizem do mesmo na sua frota, ela também quer criar serviços que permitam o compartilhamento de veículos. Este é um negócio considerado com um dos mais lucrativos nos próximos anos, especialmente com a chegada dos carros autônomos.

Mas a ideia principal da montadora não é esperar até que a tecnologia dos carros autônomos esteja difundida, e sim já começar a oferecer o seu serviço de compartilhamento de carros e de viagens no ano que vem, em 2018. A ideia faz parte de uma série de iniciativas que visa tirar cerca de um milhão de carros de circulação nas maiores cidades europeias e dos Estados Unidos até o ano de 2025.