O Volkswagen Up chegou há pouco tempo e já fez mais barulho no mercado brasileiro do que qualquer outro lançamento. Não é à toa que a Volkswagen já estuda ampliar suas atenções voltadas para os consumidores com baixo poder aquisitivo dos mercados emergentes.
E uma das medidas que a montadora alemã estuda é a de criar um modelo que seja ainda mais barato que o Up, com a clara intenção de atender às demandas de mercados emergentes, como o brasileiro, o chinês e o indiano.
Com isso, o Up deixaria de ser o veículo mais barato da montadora, passando para a categoria de veículo popular intermediário. E esse novo modelo passaria a ocupar o posto de carro de entrada da Volkswagen para os mercados emergentes.
A notícia de que a Volkswagen planeja criar um modelo mais barato do que o Up foi divulgada pela agência de notícias internacional Reuters. Segundo a notícia, a intenção da montadora alemã é criar um veículo com custo inferior e com preço de apenas 6 mil euros.
Ainda segundo essa notícia, a Volkswagen planeja produzir esse modelo mais barato em sua fábrica na China, que será provavelmente o destino da maioria dos modelos produzidos, já que se trata de um mercado emergente que tem preferência por modelos desse gênero.
Se o veículo for comercializado no Brasil, com a conversão de valores, ele custaria algo em torno de 26 mil reais. Claro que esse valor é sem contar os impostos.
O único problema que a montadora alemã está enfrentando para levar a ideia para frente está dentro de suas próprias paredes. As metas de custos necessárias para que a montadora aprove a produção do veículo mais barato ainda não foram atingidas. E o sucesso de vendas de veículos como o Up no Brasil é fundamental.
Nas palavras do chefe de desenvolvimento de marcas da Volkswagen, Heinz-Jakob Neusser, “está ficando cada vez mais difícil” alcançar essas metas. Ele disse isso para a agência de notícias Reuters durante o Salão de Genebra, na Suíça.
A criação de um modelo mais barato, menor e mais simples do que o Up é parte fundamental do plano da montadora alemã de se tornar a maior montadora do mundo até 2018. Então, para a alta cúpula da Volkswagen, conseguir entrar nos mercados da Índia e da China será essencial para conseguir isso.
E é por isso que criar um veículo nesses moldes deve ser parte da agenda para os próximos anos da montadora alemã. Nesses mercados do sudeste asiático, o domínio é total de montadoras que vendem modelos mais simples.