A Volkswagen decidiu queimar a largada e revelar todas as informações, agora de forma oficial, sobre o seu novo Golf GTI. A apresentação do carro segue marcada para semana que vem, quando forem abertas as portas do Salão de Genebra. Mesmo assim, a montadora divulgou especificações de todas as versões: GTI, GTD e GTE.

Volkswagen lança oficialmente novo Golf GTI com 245 cavalos e câmbio manual

O novo Golf GTI, que é o modelo que ficou mais conhecido no Brasil, agora conta com um conjunto mecânico que entrega 245 cavalos de potência, o que dá 15 a mais do que na geração anterior. Essa versão será vendida com câmbio manual de 6 marchas, mas também existe a opção de trocar por uma transmissão de dupla embreagem e 7 marchas.

Já a versão GRTE também ganha um pouco mais de potência, passando dos atuais 204 cv para os mesmos 245 cv do GTI. O motor 1.4 turbo segue com a mesma potência, mas o que acaba fazendo a diferença é o propulsor elétrico, que rende 115 cv. Essa versão ainda conta com um sistema elétrico que pode ser carregado na tomada, e tem autonomia de 60 km apenas no modo consumindo energia elétrica.

E a versão GTD, que é a esportiva e mais cara, conta com motor a diesel com 200 cv em seu 2.0 de 4 cilindros. Os três modelos alcançam a velocidade máxima de 210 km/h. O esporgivo conta com um conjunto de 10 lâmpadas auxiliares de LED, posicionadas na tomada de ar inferior do hatch - 5 de cada lado.

  • Volkswagen lança oficialmente novo Golf GTI com 245 cavalos e câmbio manual - Foto 1
    Volkswagen lança oficialmente novo Golf GTI com 245 cavalos e câmbio manual - Foto 1
  • Volkswagen lança oficialmente novo Golf GTI com 245 cavalos e câmbio manual - Foto 2
    Volkswagen lança oficialmente novo Golf GTI com 245 cavalos e câmbio manual - Foto 2
  • Volkswagen lança oficialmente novo Golf GTI com 245 cavalos e câmbio manual - Foto 3
    Volkswagen lança oficialmente novo Golf GTI com 245 cavalos e câmbio manual - Foto 3
  • Volkswagen lança oficialmente novo Golf GTI com 245 cavalos e câmbio manual - Foto 4
    Volkswagen lança oficialmente novo Golf GTI com 245 cavalos e câmbio manual - Foto 4
  • Volkswagen lança oficialmente novo Golf GTI com 245 cavalos e câmbio manual - Foto 5
    Volkswagen lança oficialmente novo Golf GTI com 245 cavalos e câmbio manual - Foto 5
  • Volkswagen lança oficialmente novo Golf GTI com 245 cavalos e câmbio manual - Foto 6
    Volkswagen lança oficialmente novo Golf GTI com 245 cavalos e câmbio manual - Foto 6

Além disso, a tradicional "maquiagem" esportiva foi preservada. O nome Golf foi suprimido. Em seu lugar, a tampa do porta-malas ostenta apenas a sigla correspondente à versão: GTI, GTE ou GTD. Os modelos também contam com uma fina barra, que fica logo acima da grade, que indica a versão que se trata. A cor vai ser diferente de acordo com a versão: vermelha para o GTI, azul para o GTE e prata para o GRD.

Em relação aos itens e tecnologia, todas as versões terão alerta de mudança de faixa, frenagem automática com detecção de pedestres, ar-condicionado digital, faróis de LED e rodas de 17 polegadas (aros 18 e 19 são opcionais). E os bancos de tecido com tema xadrez também está presente. Os carros também contam com quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e central multimídia de 10 polegadas.