A Volkswagen divulgou nesta semana mais algumas imagens do Tayron, servindo como teaser para aquele que será o próximo grande lançamento da montadora. O carro é considerado como o sucessor direto da Tiguan Allspace, mas com foco em mercados como a Europa e também Américas, o que inclui o mercado brasileiro.
O Tayron é um carro que atualmente é vendido somente no mercado chines, mas essa versão que chegará em alguns mercados nesse ano é uma nova geração criada especialmente com foco no global.
Algumas informações já foram antecipadas, incluindo a estrutura e o tamanho do modelo, que terá 4.684 mm de comprimento (contra 4.701 mm), 1.854 mm de largura, 1.685 mm de altura e 2.791 mm de distância entre-eixos. Essa estrutura é referência para o segmento de SUVs médios de 7 lugares. O projeto foi desenvolvido sobre a arquitetura MQB Evo.
Essa nova geração do carro vai continuar sendo montada na China pela joint-venture FAW-VW e sai da fábrica de Tianjin. Além disso, o modelo deve ser produzido em mais duas plantas: Wolfsburg, na Alemanha, e Puebla, no México. Ambas ficarão responsáveis pelo abastecimento da Europa e das Américas, respectivamente.
Em relação ao conjunto mecânico deste novo modelo, ele deve ser vendido com motores 1.5 TSI e 2.0 TSI a gasolina, além de opções 2.0 TDI turbodiesel e 1.5 com sistema híbrido plug-in associado. O câmbio será sempre automático e, como opcional, haverá tração integral 4Motion.
A estratégia de marketing também deve ser diferente de acordo com o mercado. Para os mercados europeus, por exemplo, o carro vai ser vendido seguido o modelo da China, inclusive mantendo o nome Tayron. Já para a América do Norte, e provavelmente o restante do continente americano, o carro vai ser vendido como Tiguan, substituindo o Allspace.