Depois de ter anunciado que o Bora não seria mais fabricado e que o carro que substituiu o sedan seria o Jetta, que foi lançado em 2011, a Volkswagen divulgou algumas informações neste início de semana no mercado chinês que acabou pegando boa parte do mercado automobilístico de surpresa. Assim como a montadora fez com o seu Santana recentemente, a Volks está apresentando parcialmente a nova geração do Bora. Mas ao que tudo indica este não será um lançamento mundial, já que a montadora deverá lançar este carro mais focado no segmento do mercado chinês.

Volkswagen mostra novo Bora

A montadora ainda não entrou em detalhes dos motivos que levaram a decisão de voltar a lançar uma nova geração do Bora, quando todos haviam pensado que este modelo já estava morto e enterrado. Mas se analisarmos os números da montadora da Alemanha poderemos encontrar algumas possíveis respostas. O modelo ainda é um dos mais vendidos do portfólio da marca, o que talvez realmente justifique um possível retorno. Além disso todo mundo que acompanha o mercado automotivo mais frequentemente sabe que a montadora realmente tem uma grande queda por relançamentos de marcas que fizeram sucesso.

De acordo com as imagens que foram divulgadas neste inicio de semana ela Volks no mercado chinês, esta nova geração do sedan segue as linhas gerais dos demais carros do mesmo segmento que foram lançados recentemente pela Volks. E como o Jetta realmente havia sido lançado com a missão de substituir o carro no mundo inteiro, esta nova geração do Bora consequentemente acaba muito, em termos de design, aos lançamentos mais recentes do Bora.

Por exemplo, é possível perceber no design do carro que na parte da frente, especialmente na grade frontal, existem detalhes cromados muito interessantes, sendo que os mesmos também aparecem nos filetes das entradas de ar. Agora, na parte de trás esta nova geração do Bora acaba sendo muito mais parecida com outro modelo famoso da Volks, o Passat modelo Europeu. Alguns dos detalhes que acabam lembrando o modelo incluem as lanternas traseiras que acabam invadindo a tampa do porta-malas e a placa que foi colocada no para –choque. Já o interior do carro, que teve poucas imagens divulgadas, o carro será lançado com diversos apliques em madeira e detalhes cromados, além do sistema de navegação por satélite e ar-condicionado digital, ambos controlados por uma tela sensível ao toque.

Motorização

De acordo com as informações que estão sendo divulgadas pela montadora sobre esta nova geração do Bora que será lançada no mercado Chinês, o motor que estará presente no carro é o 1.4 TSI a gasolina, de 122 cv. Este é o motor que esta presente em diversos outros carros da Volkswagen que foi lançado na Europa. O sedan também será lançado com algumas outras tecnologias, como a BlueMotion, com direito a start-stop (que tem a capacidade de controlar o motor, permitindo que o motor seja desligado sempre quando ele não está sendo usado). Outra novidade destes lançamentos da nova geração o novo Bora será os freios regenerativos, que permite armazenar a energia desperdiçada nas frenagens para alimentar outros sistemas, elétricos do veículo, permitindo um consumo mias inteligente. A transmissão desta nova geração é manual de seis velocidades, mas pode ser trocada pela caixa automática com dupla embreagem.

Saiba mais sobre o Bora

O Bora foi um modelo de carro lançado pela montadora Volkswagen no ano de 1999. O Bora acabou sendo classificado, na ocasião do seu lançamento, como um sedan médio. O carro era fabricado nas unidades fabris da montadora no México, sendo que o veículo chegava aqui no Brasil como um modelo importado. No lançamento do carro ele era disponibilizado par aos motoristas na versão com motor 2.0 Mi, sendo que ele era lançado com algumas opções dos câmbio manual de 5 marchas ou na opção automática de 4 marchas Tiptronic. A fabricação do carro acabou durando até o ano de 2011,  quando a Volks anunciou que o veículo seria substituído pelo Jetta. Consequentemente, com a interrupção da produção, o carro parou de ser importado para o Brasil no segundo semestre do mesmo ano.