A Volkswagen confirmou essa semana que já tem data certa para revelar todos os detalhes da linha 2023 da Amarok: dia 7 de julho. O lançamento está sendo bastante aguardado pelo mercado, uma vez que o modelo deve acabar recebendo uma série de mudanças profundas para que ela incorpore a evolução de seu segmento nos últimos 12 anos.
Uma das principais alterações é a mudança de plataforma. O carro não será mais construído a partir da plataforma atual e vai adotar como base a mesma que atualmente é utilizada para a construção da nova geração da Ranger. O carro vai ficar maior no comprimento e também vai ficar mais longa no entre-eixos. O carro também vai ficar um pouco mais alto.
A capacidade de carga útil do carro será de 1.200 kg e a capacidade com reboque vai ser ampliada para 3.500 kg. Em relação as configurações que serão oferecidas, além da tradicional dupla, o carro poderá ser encontrado em uma opção com cabine simples. Na Europa, o modelo será oferecido tanto na opção de cabine simples quanto também na opção de cabine traseira.
O modelo será vendido em cinco versões diferentes: Base, Life, Style, Panamericana e Aventura (nomes diferentes do padrão adotado pela marca globalmente). De acordo com a montadora, toda a produção desta nova linha da Amarok vai ficar concentrada na fábrica de Silverton, localizada na África do Sul. É deste local que a picape vai ser encaminhada para os mais variados mercados globais.
Mas, para o mercado brasileiro, não existe previsão e lançamento da linha 2023 da Amarok. A Volkswagen já confirmou que a fábrica de Pacheco, na Argentina, vai continuar produzindo a Amarok na sua linha anterior, com o objetivo de atender o mercado da região.