A Volkswagen revelou por completo nesta semana todos os detalhes da nova Amarok 2023. E o modelo é praticamente um carro novo quando comparado com a Amarok que todos conheciam até o momento e que foi lançada originalmente no ano de 2010. Agora, o novo modelo será construído sobre a nova plataforma T6, que foi construída pela Ford.
Essa nova geração da Amarok será vendida nas versões de cabine simples e dupla, sendo esta última com 5,35 metros de comprimento. largura foi reduzida em 34 mm para 1,91 m, enquanto a altura foi aumentada em 10 mm para 1,88 m, embora isto dependa das rodas e pneus de cada versão.
Foram feitas muitas mudanças também no design do carro de uma forma geral. A cabine foi reformada por completo, tendo como principal destaque uma grande tela para a central multimídia. O modelo vai se utilizar de uma versão modificada do Ford SYNC 4, com uma tel ade 10 ou 12 polegadas, dependendo da versão escolhida.
A nova Amarok consegue passar agora por trechos alagados de até 800 mm (sendo que na geração anterior o modelo podia passar por trechos alagados de 500 mm). Além disso, o carro também terá com tração integral 4Motion de série em alguns mercados.
O carro terá quatro motores a diesel e um a gasolina, sendo todos turbo. Na África do Sul, o modelo será vendido com a versão 2.0 TDI de 150 cv. Já em outras versões o carro será vendido em uma versão mais potente, com 170 cv. A configuração topo de linha será um motor 3.0 V6 TDI, de 241 cv ou 250 cv.
Falando da tecnologia embarcada, a Volkswagen afirma que incluiu mias de 20 sistemas de assistência à condução dentro da picape, como controle de cruzeiro adaptativo, além de câmera de ré e leitor de placas de trânsito, além dos faróis LED matriz e sistemas de som Harman Kardon.
Por enquanto, não existe previsão de lançamento da nova Amarok 2023 no Brasil.