A Volkswagen revelou nesta semana todos os detalhes do novo T-Cross, modelo que passou por um processo completo de reestilização e que está fazendo a sua estreia na Europa. As mudanças foram feitas tanto no design externo como também no interior da cabine, incluindo com a adesão de novos equipamentos. O começo das entregas para o velho continente está previsto para o começo de 2024.
Na parte da frente, no exterior, o modelo deixa de ter o para-choque emborrachado que ligava os dois faróis de neblina e o trapézio cinza que dividia a carroceria e a grade inferior. No lugar estará a carroceria na cor do veículo, formando um “X” entre a grade superior e as luzes de neblina. A entrada de ar também ficou maior, deixando a placa mais acima.
A grade recebe alguns detalhes pontuais, como pequenos gomos na parte de dentro e com uma mudança de posição para ficar mais alinhada com os faróis de LED Matrix.
Já na parte de trás, o carro ganha lanternas de LEDs, em forma de X e com uma linha iluminada atravessando o porta-malas. O para-choque também foi modificado, com uma imitação de grade logo abaixo da tampa e que termina nas luzes de posição na vertical. Ao menos na Europa, manteve o “U” cromado invertido.
Por dentro, o carro será lançado, de série, com painel de instrumentos digital de 8 polegadas, trocando por um de 10 polegadas nas versões mais caras, enquanto a central multimídia é de 8 polegadas nas configurações de entrada e 9,2 polegadas nas variantes topo de linha.
Em relação ao conjunto mecânico, o carro será oferecido com um motor 1.0 de três cilindros, nas variantes de 95 cv, com câmbio manual de 5 marchas; e de 116 cv, esta última com 6 cv a mais e combinada a uma transmissão manual de 6 posições – tem uma caixa de dupla embreagem de 7 marchas como opcional.
Outra versão será a com motor 1.5 TSI, que via entregar 150 cv, e que promete mais tecnologia do que a versão anterior, como gerenciamento ativo de cilindros e um turbo de geometria variável, reduzindo o consumo de combustível.
O lançamento do T-Cross atualizado no Brasil ainda não foi anunciado, mas deve ficar apenas para o 1º trimestre de 2024.