Muitas pessoas que acompanham o mercado automotivo mais de perto já estavam esperando pela nova geração do Santana em um dos grandes eventos automotivos deste ano. A expectativa é que ele poderia ser mostrado aqui no Brasil, no Salão do Automóvel de São Paulo, já que o veículo acabou não sendo mostrado no Salão de Paris. Mas quando o estande da montadora abriu no evento brasileiro, o novo modelo do Santana também não estava presente. A montadora então decidiu fazer um grande e evento em sua própria sede par amostrar o novo VW Santana.

Novo Volkswagen Santana

A escolha do local realmente pareceu bastante apropriada para se fazer uma verdadeira homenagem a este modelo de carro que foi sempre muito querido em diversos países, incluindo o Brasil. O lançamento foi feito na fábrica onde o primeiro Santana foi feito, um local realmente histórico e importante para a montadora. O evento contou com a presença do diretor-executivo do grupo VW e também do presidente e dos membros do conselho de gestão, e há muito tempo não se encontravam tantos membros importantes da empresa reunidos em um mesmo lançamento.

Completa renovação

Algumas pessoas, principalmente aqui no Brasil, ainda associam o Santana com aquele carro todo quadrado que geralmente as pessoas mais idosas ainda dirigiam. Mas o veículo realmente passou por uma grande reformulação, perdendo completamente aquele ar mais antigo. Neste primeiro momento, de acordo com o que foi dito pelos executivos da empresa no lançamento, o principal foco de mercado do carro será a China, mas isso não significa que o veículo não seja lançado em outros países. O foco de vendas será na China porque o carro também será fabricado nas unidades da empresa no País. A escolha do País foi porque o Santana realmente teve um excelente desempenho nas vendas na China, sendo que a geração passada do Santana foi o carro mais vendido da China naquele ano. A previsão é que o carro seja vendido no mercado nacional a partir de 2013.

Novo Santana nas pistas

O carro realmente passou por uma grande reformulação, fazendo com que o veículo fique com mais a cara dos outros lançamentos da montadora. Um dos novos conceitos que está sendo apresentado para este lançamento está relacionado ao espaço inteligente, com uma distancia entre-eixos de 2,6 m, deixando um bom espaço interno principalmente parados passageiros. Além disso, a capacidade do porta malas também ganhou um bom incremento, chegando a uma capacidade total de 480 litros.

Em termos de itens de segurança, o carro também apresenta uma série de novidade muito interessantes. Todas as configurações que saírem de fábrica deste novo Santana vão chegar ao consumidor com freios ABS, airbags frontais, laterais e de cabeça e programa de estabilização eletrônica. Além disso, completando o kit de itens que foram apresentados com este novo modelo do carro, ele virá com ar-condicionado automático, teto solar elétrico, rodas de liga leve e sensores de estacionamento. Grande parte das informações que foram apresentadas no lançamento desta semana estão relacionadas ao lançamento do carro na China. Neste país, a empresa vai lançar versões Trendline, Comfortline e Highline, mas não se sabe se estas quatro versões também serão lançadas no Brasil.

Novo Santana lateral

Motor

O novo Santana será lançado com uma nova geração de motores de alumínio naturalmente aspirado de quatro cilindros e 16 válvulas, movido a gasolina. A versão de 1.4 tem 90 cavalos de potencia e consumo médio de 16,9 Km/l, enquanto que o 1.6 tem 110 cv e consumo de combustível médio de 16,6 km/l. Segundo alguns dados que foram divulgados no lançamento pela Volks ,este motor também está fazendo sua parte ajudando o meio ambiente, já que os níveis de emissões de CO2 foram reduzidos em até 28%.

Confira mais fotos deste lançamento:

  • Novo Santana galeria - Foto 1
    Novo Santana galeria - Foto 1
  • Novo Santana galeria - Foto 2
    Novo Santana galeria - Foto 2
  • Novo Santana galeria - Foto 3
    Novo Santana galeria - Foto 3
  • Novo Santana galeria - Foto 4
    Novo Santana galeria - Foto 4