Na época do Salão de Genebra a Volkswagen exibiu a versão aventureira do up!, seu grande lançamento recente. Agora, a marca alemã volta para os holofotes, para, no Salão de Frankfurt, expor um pequenino carro, totalmente elétrico. Isso tudo, apenas quatro anos após apresentar uma primeira versão, em 2009.

Esse novo modelo foi batizado de e-load up! em caráter experimental, pois ainda não há uma garantia de fabricação em série desse carro, que chamava muita atenção no grande evento alemão, por conta de sua peculiar cor amarela. O veículo é especialmente desenvolvido para transportar mercadorias e cargas diversas. Tudo à base de eletricidade.

Volkswagen up! Elétrico

Em termos de acabamento e mecânica, a novidade do e-load up! fica por conta de um motor, totalmente elétrico, que é composto por baterias de 18,7 kWh, com um torque de 21,4 kgfm. Conforme declarou a Volkswagen, esse carro desenvolve de 0 a 100 km/h em um tempo de apenas 12,4 s e sua velocidade máxima é de apenas 130 km/h. O dado importante é que sua autonomia – ou seja, o tempo que pode ficar com energia até a bateria acabar - é de 10 km: o tempo de ter de “recarregar” ou “abastecer” o motor.

Detalhes do Volkswagen e-load up!

VW up! Elétrico

O Volkswagen e-load up! é dotado de quatro portas, embora apenas duas das janelas possam ser abertas, as frontais. As janelas traseiras ficam fixas, porque, como é um modelo feito especialmente para transporte de cargas, as mesmas precisam estar bem seguras. Esse também é o motivo de as janelas traseiras terem os vidros pintados de amarelo. Seus bancos traseiros, como não apresentariam a menor utilidade, não estão presentes, bem como o banco do passageiro ao lado do motorista também pode ser rebatido. Assim pode ser facilmente obtida uma capacidade de 1400 litros e peso de 309 kg.

Desejando obter a liderança também do nicho de mobilidade no ano de 2018, a montadora Volkswagen inclui o e-load up! Entre os 14 modelos novos, liberados até finais de 2014. Caso haja demanda a lista de carros híbridos e elétricos irá de 14 para 40.

Com objetivo de aperfeiçoar seu setor de produção, a Volkswagen fez uma contratação massiva de 400 especialistas em áreas como tração elétrica e 70 mil pessoas, que são qualificadas para  desenvolvimento, produção e serviços para este tipo de tecnologia.

A empresa comenta ainda que a maior parcela do dinheiro investido em pesquisa e novos desenvolvimentos,foi aplicada no setor de tecnologia elétrica.