A montadora Toyota anunciou esta semana que está convocando motoristas do mundo inteiro a se apresentarem em uma chamada de recall. O número de veículos atingidos é grande: 1,1 milhão carros. De acordo com as informações que estão sendo divulgadas pela montadora, o recall atinge ao todo 752 mil modelos do carro Corolla e do Corolla Matrix nos Estados Unidos. O motivo da solicitação do recall é um reparo que deverá ser feito no sistema de airbags, que atualmente em alguns modelos podem ser acionados inadvertidamente.

Toyota convoca 1,1 milhão de carros

Diferentemente dos recalls onde a montadora convoca apenas por precaução, baseado nos trabalhos que as empresas fazem de acompanhamento dos veículos depois que ele já está circulando no mercado, este recall foi feito baseado em uma serie de reclamações e queixas dos motoristas. Em alguns casos em que o problema foi registrado o fato do sistema de segurança do carro ter sido acionado sem que o veículo tenha sido envolvido em um acidente acabou provocando ferimentos leves.

O porta-voz da montadora não entrou em detalhes relacionados a estes problemas, mas afirmou que foram 18 casos registrados em que o problema foi contatado e em todos os casos o sistema teria acionado quando o carro estava em movimento. Dois acidentes foram reportados por pessoas fora do Japão, embora a Toyota não os tenha confirmado. Depois que a montadora começou a investigar o que estava acontecendo com o Airbag que acionada sozinho foi contatado que na verdade o problema está diretamente relacionado ao chip que controla o Airbag. Ele acaba não funcionando quando recebe a interferência elétrica de outras partes do carro, sendo que este pulso é que acaba acionando o airbag desnecessariamente.

De acordo com o comunicado que foi emitido pela Toyota, a montadora vai agora colocar um pequeno dispositivo que funciona como filtro elétrico, que vai impedir que o pulso elétrico acabe interferindo em outros sistemas, como o airbag. A empresa preferiu não revelar os custos desta operação mundial, mas deverão ser bastante alto devido a grande quantidade de carros envolvidos. Separadamente, a montadora fará recall de 385.000 modelos Lexus IS e suas séries, incluindo 270.000 Lexus IS nos EUA, por problemas no limpador.

Apesar de ter confirmado de que se trata de um comunicado mundial, a representante da montadora aqui no Brasil ainda não se manifestou sobre a necessidade de recall no mercado brasileiro. A primeira informação extra-oficial é que não haveria nenhuma unidade que tenha sido vendida no Brasil que foi afetada com o problema, mas isso ainda não está confirmado, a montadora deverá emitir um comunicado oficial ainda esta semana.

Indenizações

Parece que a Toyota tem gasto uma boa parte do seu orçamento por causa dos problemas que estão sendo apresentados pelos seus carros depois que eles são vendidos e que já estão nas mãos dos consumidores. Recentemente foi noticiado que a montadora teve que entrar com um acordo bilionário em termos de indenizações a serem pagas para consumidores por causa dos veículos seus que perderem valor de mercado depois de diversos chamados de recall que eles sofreram.

O acordo foi assinado na Califórnia, Estados Unidos, e foi o resultado de uma ação coletiva em que mais de 16 milhões de donos de carros que foram comprados no País entraram na justiça com o objetivo de serem ressarcidos pela desvalorização dos carros no momento da revenda.

No mês de dezembro a montadora também chegou em um outro acordo com o governo dos Estados Unidos para pagar uma multa no valor de R$ 17,35 milhões. O motivo desta multa gigantesca foi porque a empresa não informou sobre um defeito de segurança nos seus carros no tempo determinado pela justiça. A penalidade se refere ao chamado de 154.036 unidades dos modelos Lexus RX 350 e RX 450h, em junho passado, para consertar um problema no tapete que poderia forçar o pedal do acelerador — mesmo problema que levou a montadora japonesa a convocar outros milhões de veículos da marca em 2009 e 2010.