A BMW está convocando mais um recall, mas desta vez em nível mundial. Os modelos que estão sendo convocados pela montadora possuem airbags que estão com defeitos. Todos estes carros utilizaram os airbags fornecidos pela empresa japonesa Tanaka, que também fornecia para carros de outras marcas, como Toyota, Honda, Mazda e Nissan, e que também acabou obrigando estas outras montadoras a convocarem recall para seus veículos.

BMW convoca 220 mil carros no mundo

No caso específico do recall que está sendo convocado pela BMW, os componentes que podem apresentar algum defeito estão em 220 mil carros que foram feitos entre os anos de 2002 e 2003.

Números

De acordo com o comunicado que foi enviado pela empresa, cerca de 40 mil carros que serão atingidos por este recall estão concentrados nos Estados Unidos. Existem vários modelos que estão sendo afetados por este recall, mas a maioria dos modelos são do Série 3, tanto nas versões sedan e perua quanto também nos modelos conversível e cupê.

Apesar da revisão estar sendo chamada com urgência, a montadora afirma que até o momento não teve qualquer ocorrência de problemas envolvendo acidentes causados pelo problema no airbag.

Problema

As informações que foram apuradas pela BMW dão conta de que a falha no sistema de airbag pode causar um problema no acionamento do dispositivo. No caso do carro colidir, a bolsa inflável para o banco do passageiro pode não abrir corretamente, o que pode aumentar os riscos de acidentes com danos sérios.

A BMW ainda não sabe se existem carros no Brasil que deverão ser chamados para este recall, mas a informação deverá ser divulgada na próxima semana.