Processos de recall podem ser analisados por dois ângulos diferentes: de um lado, é possível enxergá-los como positivos, já que demonstram uma maior fiscalização nos dias de hoje ante as possíveis falhas de fabricação, ao passo que de outro, é possível perceber que as montadoras e seus processos de produção realmente se mostram falíveis.

Mas independente da forma como se enxerga os processos de recall, o fato é que é notável para qualquer observar como estes processos de recall estão se tornando corriqueiros nos dias de hoje.

O mais recente foi anunciado pela Chevrolet, que acabou de convocar um processo de recall para o Captiva, por conta de uma possível falha no motor, que pode desligar o carro sozinho. Este processo envolve apenas 16 unidades.

Problema

Captiva sofre recall por falha no motor

Segundo foi divulgado pela própria Chevrolet, as 16 unidades do Captiva que foram afetadas por este processo de recall convocado nesta semana foram fabricadas entre 27 de outubro de 2010 e 3 de setembro de 2013.

Os modelos são 2011, 2012 e 2014, e apresentam uma possível falha em seu módulo eletrônico do chassi, com risco de curto-circuito em seu interior, o que poderia causar o desligamento involuntário do veículo.

Com isto, haveria riscos de acidentes graves e até mesmo, a possibilidade de vítimas fatais, o que motivou a montadora a dar início ao processo de recall, como medida preventiva, já que não houve registro de acidentes em decorrência da falha.

O procedimento envolve uma inspeção para verificar se há de fato uma falha e se há a necessidade de realizar a substituição total do módulo eletrônico do chassi para evitar maiores problemas.

Captiva sofre recall por falha no motor

Como proceder

Como normalmente ocorre neste tipo de situação, a Chevrolet disponibilizou um telefone para que os consumidores possam solicitar informações sobre este processo de recall.

O telefone disponibilizado pela montadora estadunidense para os consumidores brasileiros é o 0800 702 4200, onde será possível, entre outras coisas, realizar o agendamento para a realização da inspeção numa autorizada da rede Chevrolet mais próxima.

Além disto, a Chevrolet também disse que é possível encontrar informações em seu site oficial no Brasil, que é o www.chevrolet.com.br.

Se você é um dos proprietários, responda o mais rápido possível à convocação de recall da montadora, para realizar os reparos necessários e para evitar colocar sua vida ou a de sua família e de terceiros em risco. Não se deve arriscar nestas situações.