A General Motors anunciou semana passada o começo de um programa de recall com o objetivo de realizar uma série de reparos nos seus veículos elétricos modelo Bolt devido a um risco de incêndio. O mesmo motivo também já havia motivado outra grande empresa a fazer um programa de reparo parecido, a Hyundai, no começo deste ano. Na ocasião, a montadora havia chamado cerca de 82 mil veículos para reparo.
No caso da GM, existe a possibilidade dos modelos terem que passar por um procedimento de troca de bateria inteira, o que é considerado como uma medida extrema, que existe a mesma quantidade de trabalho e despesas que para trocar um motor inteiro de um modelo de carro que é movido a combustão.
Vale ressaltar que outra grande montadora teve problemas com incêndios em seus veículos elétricos: a Tesla. O fato aconteceu quando a montadora ainda estava; começando a oferecer os seus primeiros carros. Para resolver a situação, foram adicionadas mais blindagem que tinham como principal objetivo proteger as baterias.
O custo estimado do recall que será feito pela GM fica na casa de US$ 1 bilhão, maior do que os US$ 900 milhões estimados pela Hyundai para o reparo dos seus veículos elétricos no começo do ano. Isso mostra também que os modelos elétricos ainda precisam enfrentar outro grande obstáculo no mercado: o alto custo das baterias quando comparado com o veículo como um todo.
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