A General Motors anunciou semana passada o começo de um programa de recall com o objetivo de realizar uma série de reparos nos seus veículos elétricos modelo Bolt devido a um risco de incêndio. O mesmo motivo também já havia motivado outra grande empresa a fazer um programa de reparo parecido, a Hyundai, no começo deste ano. Na ocasião, a montadora havia chamado cerca de 82 mil veículos para reparo.

Carros elétricos são chamados para recall com risco de incêndio
Carros elétricos são chamados para recall com risco de incêndio / Créditos: Reprodução

No caso da GM, existe a possibilidade dos modelos terem que passar por um procedimento de troca de bateria inteira, o que é considerado como uma medida extrema, que existe a mesma quantidade de trabalho e despesas que para trocar um motor inteiro de um modelo de carro que é movido a combustão.

Vale ressaltar que outra grande montadora teve problemas com incêndios em seus veículos elétricos: a Tesla. O fato aconteceu quando a montadora ainda estava; começando a oferecer os seus primeiros carros. Para resolver a situação, foram adicionadas mais blindagem que tinham como principal objetivo proteger as baterias.

Carros elétricos são chamados para recall com risco de incêndio
Carros elétricos são chamados para recall com risco de incêndio / Créditos: Reprodução

O custo estimado do recall que será feito pela GM fica na casa de US$ 1 bilhão, maior do que os US$ 900 milhões estimados pela Hyundai para o reparo dos seus veículos elétricos no começo do ano. Isso mostra também que os modelos elétricos ainda precisam enfrentar outro grande obstáculo no mercado: o alto custo das baterias quando comparado com o veículo como um todo.