Mais um mega recall global foi anunciado na indústria automotiva, desta vez patrocinado pela Chrysler. O grupo divulgou para a imprensa do mundo todo que vai iniciar uma série de chamadas sucessivas de diversas marcas e modelos. A projeção inicial é de que a chamada vai envolver, no total, 512 mil unidades.

Chrysler chama 512 mil unidades

Chamadas

A marca adiantou que na primeira chamada que será feita nas próximas semanas já serão convocadas a maioria dos carros, cerca de 442 mil unidades dos modelos Chrysler 200, Dodge Avenger, Dodge Nitro e Jeep Liberty (todos produzidos entre 2011 e 2013). Neste recall a montadora declarou que vai corrigir alguns problemas relacionados aos microcontroladores de apoios de cabeça ativos. A análise feita pela montadora é de que, caso aconteça algum acidente, eles não poderão proteger adequadamente os passageiros.

Posteriormente, em uma segunda chamada que ainda não teve uma data aproximada divulgada, serão convocados mais 69 mil unidades da picape RAM 1500 4X4. Neste caso, a montadora levou em consideração uma série de reclamações recebidas pelos consumidores em relação a mudança da posição da transferência inadvertidamente quando o veículo é desligado. O reparo consiste na atualização do componente.

Chrysler chama 512 mil unidades, mas ainda não existem carros afetados no Brasil.

Até mesmo caminhões entrarão nesta chamada de recall. Serão 1060 unidades dos caminhões pesados 4500 e 5500 para o reparo de um parafuso na suspensão que foi montado incorretamente. A marca adverte que este problema poderia causar problemas na barra de controle do eixo traseiro.

Por último deverão ser chamados 226 unidades da Dodge Grand Caravan e da Chrysler Town & Country. Neste caso, todas as unidades que serão chamada são de fabricação este ano, e o problema que será solucionado está relacionado ao módulo de controle dos airbags, que podem ser acionados de forma inadequada, não oferecendo a proteção necessária aos passageiros.

A montadora esclarece que a partir da semana que vem vai começar a entrar em contato com os proprietários, sendo que também vai manter anúncios constantes na mídia. A grande maioria das unidades afetadas foram vendidas nos Estados Unidos, Canadá e México. Ainda não se tem a informação se algum carro vendido no Brasil participará do recall.