O Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR) anunciou nesta terça-feira, dia 14, que fechou uma parceria com a Honda para avisar os donos de veículos da empresa que forem convocados para recall. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo órgão, os avisos serão feitos somente para os proprietários do estado.

Detran-PR fecha parceira com Honda para avisos de recall

Essa é uma iniciativa que é parecida com a anunciada pelo Detran de SP, que anunciou a parceira com empresas como a Honda, a Renault e também a FCA para facilitar a comunicação de recalls.

Segundo os termos da parceria, o Detran do Paraná poderá utilizar o seu banco de dados para enviar cartas aos donos dos veículos que estiverem sendo chamados para recall e que ainda não se apresentaram nas oficias ou nas concessionárias autorizadas. O principal objetivo é fazer com que os índices de atendimentos aumentem, já que muitos acabam não acompanhando a mídia na qual este tipo de informação acaba sendo veiculada.

Segundo a Honda, o Paraná é o quarto estado com mais casos de veículos com airbags defeituosos da fornecedora Takata. Ele responde por 6% das unidades que ainda precisam ser trocadas no Brasil, diz a montadora, que vai focar a parceria com o Detran-PR nesses casos. Conhecido como "airbags mortais", o problema está ligado a dezenas de mortes no exterior, em virtude da explosão da bolsa e do lançamento de estilhaços contra os ocupantes dos veículos.

Detran-PR fecha parceira com Honda para avisos de recall

O órgão ressalta que nenhum dado do seu banco de dados será divulgado para a Honda ou para qualquer montadora que possa vir a fazer este mesmo acordo no futuro. Por isso que o Detran será o responsável por enviar a comunicação.

O órgão relembra ainda que, para que este tipo de projeto se torne mais efetivo, é de fundamental importância que os motoristas consigam manter o seu endereço sempre atualizado junto ao departamento.