Os processos de recall podem ser de utilidade pública, afinal de contas podem salvar vidas inocentes, mas o fato é que eles também prejudicam em muito a imagem das montadoras que realizam suas convocações.

Pois uma montadora em especial está sofrendo muito com a péssima publicidade negativa gerada pelos constantes recalls que tem convocado em 2014: a GM, que já convocou 71 processos de recall neste ano, afetando nada menos do que 30 milhões de veículos ao redor do mundo.

O último e mais recente de todos foi anunciado pela montadora estadunidense na última semana, e envolve nada menos do que mais de meio milhão de carros, em um processo de nível global.

Modelos afetados

GM anuncia recall de mais de meio milhão de carros

A GM anunciou na última semana um recall para modelos em escala global da marca, sendo que os modelos afetados representam nomes de peso dentro do portfólio da montadora estadunidense, como o Cadillac SRX.

Além dele, o anúncio de recall também afeta outros dois modelos globais, o Saab 9-4X  e Chevrolet Spark, que é um modelo dos mais vendidos da GM ao redor do mundo todo.

O Cadillac SRX e o Saab 9-4X são dois dos utilitários que a GM deposita mais fichas no mercado mundial, e que possivelmente terão problemas em suas vendas e em sua imagem depois deste recall.

Já o Chevrolet Spark é um das apostas da montadora estadunidense para muitos dos principais mercados emergentes do mundo, e com certeza também terá sua imagem arranhada por causa do recall.

A GM informou que 430.550 unidades do Cadillac SRX e do Saab 9-4X foram afetadas neste recall, bem como 93.834 unidades do Chevrolet Spark.

Problema

GM anuncia recall de mais de meio milhão de carros

O total de unidades entre os três modelos afetados pelo recall é de 524.384, e o problema apontado pela GM reside em peças e fechos frouxos, que podem acarretar em mau funcionamento e possíveis acidentes.

A montadora afirmou prontamente que até o momento, nenhum acidente em decorrência do problema foi registrado, o que reforça o caráter preventivo desta ação por parte da GM.

No entanto, há informações que indicam que três acidentes com dois feridos foram registrados com modelos que poderiam estar entre os que apresentam problemas, e a própria GM admitiu ter conhecimento do ocorrido.

Portanto, para a GM, a situação é de reflexão, pois em 2014, sua imagem sairá muito arranhada por conta da quantidade excessiva de processos de recall realizados, o que pode gerar queda sensível em suas vendas para os próximos anos.