Duas das maiores empresas da indústria automobilística global está convocando um grande recall que atinge 7,36 milhões de unidades. A General Motors e a Volkswagen anunciaram esta grande operação, sendo que todos estes carros estão na China. Mais uma vez, o motivo do recall é o caso que ficou conhecido ao redor do planeta como “airbags mortais”.

GM e Volks anuncia recall de 7 milhões de carros na China

De acordo com as informações que foram confirmadas pela empresa norte-americana, através do sócio local Shangai GM, anunciou que vai começar a fazer o recall de 2,5 milhões de unidades em 29 de outubro próximo. Na semana passada os órgãos de controlam a indústria automotiva no país já haviam confirmado o começo do recall dos carros da Volkswagen, pelo mesmo motivo.

Durante o processo de recall, serão substituídos o airbag de forma gratuita.

Sobre os “airbags mortais”

Fiat confirma chegada de Toro Blackjack 2.4 flex ao Brasil

O caso que acabou provocando a maior quantidade de veículos em recall da história da indústria automotiva também acabou causando, até o momento, 16 mortes confirmadas em diversos países do planeta. A empresa Takata, responsável por fornecer os airbags utilizados por grande parte das montadoras, já foi condenada diversas vezes pelo caso.

A Takata, que inclusive declarou falência, utilizava desde os anos 2000 um componente químico, que era o nitrato de amônia, que acaba provocando a explosão dos airbags, em determinada situações. Os passageiros eram feridos pelos fragmentos do dispositivo que eram arremessados contra o rosto das pessoas.