De acordo com as informações que foram confirmadas em um comunicado do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o governo vai passar a disponibilizar todas as informações que constam em suas bases de donos de carros que estão sendo incluídos em programas de recall. A iniciativa visa melhorar o contato das empresas com os clientes e aumentar a quantidade de donos de carros que atendem aos chamados.

Governo anuncia liberação de dados de donos de carros em recall para montadoras

As marcas afirmam que uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas montadoras em relação a comunicação com os donos dos carros referente ao recall é que eles conseguem ter o contato apenas do primeiro do veículo. Quando esse carro acaba sendo repassado para outra pessoa, a montadora deixa de ter este contato.

Este é um problema que está sendo enfrentado pelas empresas, especialmente depois do caso que ficou conhecido como “airbags mortais”. Neste caso, as marcas ao redor do planeta alegam extrema dificuldade de fazer com que todos os donos dos veículos que precisam reparar o sistema de airbag vá até a concessionária para fazer o serviço.

Atualmente sempre que existe um recall as montadoras enviam uma carta para o contato que consta na sua base de dados como a pessoa que comprou o veículo no momento em que ele deixa a concessionária pela primeira vez. Além disso, as empresas também são obrigadas a comunicar o recall se utilizando dos meios de comunicação públicos, como jornais, rádios, televisões e internet.

Governo anuncia liberação de dados de donos de carros em recall para montadoras

Por outro lado, o governo conta em seus bancos de dados com as informações de contatos atualizadas dos donos dos veículos. Os dados que serão disponibilizados serão apenas de endereço para que a empresa envie uma correspondência. Informações como telefone e e-mail não serão disponibilizadas para as montadoras.

Outra informação que o governo confirmou é a de que este acesso ao banco de dados dos clientes será cobrado das montadoras, mas o governo não informou os valores. As empresas deverão informar em quais campanhas irão utilizar o banco de contatos do governo. Algumas empresas já confirmaram oficialmente que possuem interesse neste banco de dados, tias como a Honda, a Nissan e também a Toyota.