A Honda está convocando mais um recall visando o mercado brasileiro. E mais uma chamada causada pelos ‘airbags mortais’, como ficaram conhecidos os dispositivos de segurança com defeito fornecidos pela Takata e que já foi diretamente responsável por 20 mortes ao redor do mundo.

De acordo com os dados do recall que foram divulgados desta vez pela Honda, estão sendo chamados os donos de modelos Fit e City, todos fabricados ao longo do ano de 2013. Os dados revelam que neste chamado estão inclusas 86 mil unidades dos dois veículos.

Com essa convocação a montadora já está na sua quarta chamada para os donos do City e sexta chamada destinada aos donos do Fit, levando em consideração somente as que foram feitas no Brasil.

Os donos dos modelos cujos chassis forem contemplados neste recall devem levar o carro até uma das concessionárias mais próximas da fabricante para substituição da peça.

Defeito

O principal problema causado por estes airbags surge justamente quando o dispositivo precisa ser acionado no momento de uma colisão. Os airbags com vício acabam tendo um problema no insuflador, a peça que é basicamente responsável por encher o airbag rapidamente para que as pessoas tenham essa proteção no momento da batida.

Quando estas peças acabam ficando muito tempo expostas ao calor e a umidade, a caixa de metal que envolve o gás faz com que o airbag comece a trincar. Quando ele precisa ser acionado, isso acontece de uma forma tão violenta que faz com que a caixa se rompa, atirando diversos estilhaços de metal contra o rosto e o corpo dos ocupantes do carro.

Chassis envolvidos

  •     Fit - de DZ100001 até DZ602059
  •     City - DZ100001 até DZ300013 e de D1400001 até D1411010