O caso dos airbags mortais, da empresa Takata, ainda segue dando o que falar não apenas nos países do exterior, onde existem mais carros que foram equipados com este tipo de instrumento, mas também no Brasil. De acordo com as informações que foram divulgadas recentemente, a Honda está iniciando uma campanha nas televisões para ir atrás dos consumidores que ainda não trocaram o equipamento que pode apresentar o problema.

Honda começa campanha em busca de proprietários que não atenderam ao recall de airbags

Uma das grandes preocupações da montadora é com relação a baixa adesão dos motoristas ao chamado para recall no Brasil. Apenas falando dos veículos da Honda, existem cerca de 1,2 modelos que estão circulando com airbags criados pela Takata, mas o índice ficou em apenas 22% de reparo até o momento.

 As informações foram confirmadas por Marcelo Langrafe, gerente de pós-venda da Honda no Brasil. Ainda existem cerca de um milhão de carros que ainda estão circulando e que podem acabar apresentando problemas quando o airbag, de fato, precisar ser utilizado.

A montadora lembra que todos os anúncios que devem ser feitos de forma obrigatória quando existem recalls já foram feitos, mas a montadora optou por fazer e pagar por mais anúncios tentando conscientizar os que não compareceram ainda ou então atingir aquelas pessoas que ainda não sabem dos motivos que estão levando ao que pode ser considerado como o maior recall do mundo.

Marcelo afirma que os anúncios começaram a ser feitos na TV aberta e também nos canais fechados, e os primeiros resultados começaram a aparecer, uma vez que os carros o número de peças reparadas subiu de 114 para 1.100 ao dia, até a última segunda (13).

Outras montadoras

Honda começa campanha em busca de proprietários que não atenderam ao recall de airbags

Além da Honda, outras marcas também foram afetas pelo problema, que na verdade acabou sendo culpa da empresa Takata, fornecedora dos airbags que são utilizados em diversos carros. Dentre elas estão Toyota, Nissan, Fiat, Jeep, Chrysler, Volkswagen, Subaru, Mitsubishi, Audi e BMW.

Na Honda, os modelos que foram atingidos são: Honda Civic (fabricados entre 2000 a 2008), Toyota Corolla (2002 a 2014), Fiat Uno (2015/2016), Jeep Renegade (2015/2016) e Nissan March (2011 a 2014).