A montadora japonesa Honda anunciou no início da semana o recall de aproximadamente 300 mil veículos no Brasil para corrigir uma falha no airbag. O problema afetou milhões de automóveis da marca em todo mundo.

De acordo com a Honda, o defeito foi no insuflador do airbag. Em colisões frontais, as bolsas devem ser acionadas, mas o insuflador poderia romper, o que permitiria a projeção de fragmentos para dentro do carro.

Segundo recall em 2015

Honda faz recall para corrigir problema no airbag

Esse é o segundo recall de grande porte da Honda no Brasil, apenas em 2015. O problema no insuflador atinge 290.361 unidades de modelos como o Honda Fit, Civic e CR-V fabricados entre 2004 e 2009. Em maio, a Honda fez um megarecall para corrigir defeitos em mais de 420 mil veículos dos modelos City, Fit, Civic e CR-V.

Os proprietários dos modelos citados anteriormente devem procurar uma concessionária da Honda para realizar a substituição gratuita do airbag, depois de verificar a necessidade de troca. Isso pode ser feito através do número do chassi do veículo, já que nem todos os automóveis produzidos nesse intervalo (2004-2007) apresentaram defeito.

Atendimento

A troca do airbag defeituoso seguirá o cronograma imposto pela Honda. Proprietários dos modelos Civic e CR-V, ano 2007 devem comparecer à uma concessionária até 20 de julho para corrigir o problema no lado do motorista.

Já nos Civic, CR-V e Fit fabricados entre 2004 e 2006 o defeito é no lado do passageiro e poderá ser corrigido até 3 de agosto do presente ano. No modelo Fit 2007 e  2008, o airbag defeituoso também é no assento do passageiro e deve ser trocado até 3 de novembro.

Nos modelos Civic e CR-V fabricados entre 2007 e 2009, a substituição do airbag do passageiro poderá ser feita na concessionária autorizada até 30 de novembro. A data também vale para os proprietários do Fit ano 2009.

Honda faz recall para corrigir problema no airbag

Dúvidas e agendamento

A Honda disponibilizou canais para orientar os proprietários dos modelos convocados a realizar o recall. Quem tiver dúvidas pode enviá-las para o site oficial da marca no Brasil (http://www.honda.com.br/recall/autos) ou podem ligar para a central de atendimento (0800-701-3432) de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. 

A empresa japonesa ressalta ainda que os proprietários de veículos consertados em convocações para recall anteriores não precisam comparecer novamente às oficinas da marca para substituição da peça com defeito.

Conhece algum amigo que tenha um desses modelos com defeito? Compartilhe com ele e ajude-o a encontrar a oficina mais próxima para realizar a substituição.