E ao que parece a onda de recalls continuará crescendo no ano de 2014, especialmente no que diz respeito ao mercado dos Estados Unidos, onde essa prática já é considerada comum por parte das montadoras.

A Honda anunciou que pretende realizar um recall de sua linha CB 500 comercializada no mercado dos Estados Unidos.

O comunicado fala de um número de 6.954 unidades dos modelos CB 500F, CB 500X e CBR 500R que terão de passar por um atendimento preventivo nas concessionárias da montadora japonesa em todo o país.

A ação preventiva da Honda para sua mais famosa linha de motocicletas se deve a uma falha presente nos parafusos de fixação do motor dos modelos. Isso pode acarretar vazamento de óleo e perda de alguns desses parafusos. Caso uma dessas situações ocorra, o condutor estará exposto à situação de risco de acidente grave.

Honda CB 500

A Honda aproveitou para informar que até o momento, nenhum acidente em decorrência do problema foi registrado. Mas também informou que há sim o risco de que isso possa ocorrer, o que só reforça a importância do comparecimento dos proprietários dos modelos afetados a uma concessionária da montadora japonesa.

A Honda afirmou que a linha CB 500 brasileira está passando por uma avaliação para que se tenha a certeza de que há ou não há a necessidade de se realizar um procedimento de recall semelhante no Brasil.

Os modelos da linha completa da CB 500 que são comercializados nos Estados Unidos ainda não são em sua totalidade comercializados no Brasil. A Honda iniciou as vendas do modelo mais simples, que é a CB 500F no fim de 2013. O modelo mais esportivo, que é a CBR 500R, chegou no inicio desse ano ao mercado nacional. Já a versão mais aventureira, que é a CB 500X, tem previsão de chegada para cá ainda no final desse semestre.

Recall CB 500

A convocação de recall é uma prática muito comum nos Estados Unidos, e no Brasil tem ocorrido com mais frequência recentemente. Tanto lá como cá, ela é uma situação preventiva que visa evitar que possíveis problemas de fabricação acarretem em acidentes graves que coloquem os proprietários em risco.

Apesar da utilidade do processo de recall, é fato que uma quantidade muito grande deles para uma única montadora pode significar em perda de confiança por parte dos consumidores. E isso acaba se convertendo em publicidade negativa para a marca envolvida no processo.