Duas montadoras anunciaram recall recentemente, uma envolvendo veículos aqui no Brasil e outra com veículos que foram vendidos nos Estados Unidos. A Hyundai anunciou que um problema pode impedir que a luzes dos freios sejam acionadas, o que pode causar alguns problemas no trânsito, inclusive acidentes. Já a Honda anunciou recall nos Estados Unidos em problemas no sistema de assistência de estabilidade.

Hyundai

Hyundai anuncia recall no Brasil e Honda nos Estados Unidos

A montadora Hyundai anunciou que vai dar início no próximo mês um recall envolvendo 24.049 unidades de alguns modelos da marca que são vendidos aqui no Brasil. De acordo com as informações oficiais que foram divulgadas pela marca, os carros que serão atingidos por esta chamada são as seguintes: Santa Fe, Tucson e Vera Cruz. O problema apontado nos carros estão relacionados a luz dos freios, que podem não ser acionadas.

Todos os carros que estão sendo chamados para este recall da Hyundai e que podem estar envolvidos neste problema foram feitos entre 2008 e 2011. Durante o procedimento, os motoristas terão a troca do interruptor da luz dos freios para a solução do problema.

Do Santa Fe, os exemplares convocados têm numeração de chassi que vai de KMHSH81GDBU603061 a KMHSH81GDCU791194; KMHJM81BP8U889383 a KMHJN81DP9U994356 são as unidades do Tucson envolvidas e do Veracruz a numeração vai de KMHNU81CP9U087946 a KMHNU81CP9U090057.

Honda

Fit Sport será convocado para recall.

Outra montadora que também anunciou recentemente recall foi a Honda, mas desta vez envolvendo veículos que foram vendidos apenas nos Estados Unidos. Todos os modelos que serão convocados para este reparo são do carro Fit Sport, e o total de unidades envolvidas passa dos 43 mil.

O problema identificado no carro está diretamente relacionado ao software do assistente de estabilidade do veículo, conhecido como "Vehicle Stability Assist" (VSA). De acordo com o comunicado que foi enviado pela montadora, alguns carros de modelos 2012 e 2013, equipados com certos pneus, podem permitir inclinação excessiva antes de acionar os freios.

Este problema pode deixar os motoristas fora das regras de seguridade do País e pode ocasionar acidentes, mas até o momento nenhum foi registrado pela montadora, explicando que a identificação do problema foi feita durante testes com os carros feitos pela própria empresa.

O Fit Sport que foi atingido por este recall não está sendo vendido no Brasil.