Mais um recall foi anunciado neste início do ano no mercado nacional. Desta vez foi um carro da marca Jaguar, o modelo FX. A montadora Jaguar Land Rover anunciou nesta sexta-feira que o recall deveria ser feito em modelos da marca do ano de 2010. De acordo com as informações que foram especificadas na nota de convocação do recall, os modelos que estão sendo chamados para o recall foram feitos entre janeiro e abril.

Jaguar anuncia recall do FX

Mas assim que a montadora divulgou a nota a Fundação Procon-SP, que é um orgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, emitiu uma nota dizendo que a montadora não havia emitido a nota com toda as informações que são pertinentes aos consumidores, e vai notificar a empresa a corrigir o comunicado até a próxima sexta-feira, ou poderá haver a aplicação de multas para a companhia. O grande problema que foi encontrado no texto do comunicado é que, de acordo com o Procon-SP, a empresa não havia especificado todos os potencias riscos à segurança e a saúde dos consumidores.

No comunicado que foi enviado a imprensa durante esta sexta-feira, a empresa informa que existe uma possibilidade de ocorrer um desgaste da flange de saída do conjunto da bomba de combustível quando submetido a alta pressão. Com o carro nestas condições, existe a possibilidade de vazamento de combustível. Com o vazamento da gasolina, a com a presença de uma fonte de ignição em contato com o líquido inflamável, existe um risco de se começar um incêndio nesta parte do carro.

Apesar do Procon-SP ter emitido a nota alertando a empresa sobre a falta de informações, a Jaguar teria comunicado a imprensa posteriormente que não havia recebido nenhuma comunicação oficial da entidade para refazer a nota.

A montadora esclarece ainda que os donos dos carros deverão entrar em contato diretamente com uma concessionária próxima da casa do consumidor para fazer a inspeção. Caso seja detectado o problema as pessoas poderão trocar a peça na hora. A empresa também está colocando a disposição dos consumidores um telefone caso haja alguma dúvida sobre recall: 0800 729 1420

Os chassis que foram convocados no recall são os seguintes:

SAJAA08Y8AMR48556, SAJAA08Y2AMR48777,
SAJAA08YXAMR49899, SAJAA08YXAMR50129,
SAJAA08Y8AMR51330, SAJAA08Y9AMR53183,
SAJAA08YXAMR53287, SAJAA08YXAMR53712