Normalmente, as convocações de recall envolvem algumas centenas de unidades, ou até milhares, sendo que em casos mais extremos, envolvem até mais de 1 milhão de unidades, especialmente em processo globais.
A Jaguar, conhecida montadora britânica de carros de luxo e esportivos, acabou de inovar em matéria de recalls, e anunciou a convocação de apenas 1 única unidade. O modelo em questão é o sedã XF.
Um modelo produzido em 2012
A Jaguar, em comunicado oficial de convocação de recall, informou que apenas 1 única unidade do modelo sedã XF, que foi produzida no ano de 2012, apresenta uma falha de fabricação que pode, entre outras coisas, causar acidentes graves.
O comunicado informa que não há certeza, mas sim uma suspeita, que indica que a unidade em questão teria saído de fábrica sem o chicote de acionamento do módulo que controla a bomba de combustível.
O proprietário desta unidade deverá comparecer a uma concessionária da marca para que seja feita uma inspeção para verificar se de fato há a falha, para que, no caso de confirmação positiva, sejam realizados os reparos necessários.
O chassi do modelo foi divulgado: SAJAA08Y0DMS62001, e como já foi dito anteriormente, a unidade do sedã XF foi produzida em 2012, mais precisamente no mês de outubro.
Tudo resolvido
Por mais bizarra que possa parecer a notícia, a verdade é que o último comunicado oficial feito pela Jaguar diz que o proprietário único (e azarado) já foi contatado e que o reparo citado já foi realizado.
Ou seja, para o bem dos envolvidos, especialmente do proprietário da unidade danificada do sedã XF, já está tudo resolvido.
A curiosidade do caso fica por conta da divulgação da notícia e da convocação, já que envolve apenas 1 unidade única e, por consequência, 1 única pessoa.
Por lei, independente de ser apenas 1 ou de ser 1 milhão de pessoas envolvidas, é obrigatório que a montadora faça a divulgação e o comunicado público para a realização do recall.
Nestes casos, é fundamental que sejam feitos comunicados às autoridades e aos clientes, por meio de publicidade que é feita dentro dos principais veículos de publicidade.
Mesmo se a Jaguar já tivesse contatado o proprietário (como de fato já tinha feito), ela teve de fazer o comunicado oficial, para não correr riscos de ser penalizada por lei.