Os americanos que possuem os modelos Coupe e Spider do supercarro McLaren MP4-12C tiveram um susto: a montadora realizou um recall dessas versões devido à uma falha no limpador de para-brisa, que pode parar de funcionar em locais que apresentem altas temperaturas e excesso de umidade.

O defeito pode ser considerado por muitos como algo simples e banal, mas caso o limpador deixe de funcionar durante uma forte tempestade, por exemplo, isso diminuiria a visibilidade de modo considerável, aumentando em muito o risco de acidentes graves.

McLaren MP4-12C Spider

A montadora divulgou que os carros que passarão pelo recall são os modelos que foram fabricados entre 10 de outubro de 2011 e 23 de outubro de 2013. Os veículos foram vendidos nos estados americanos da Flórida, da Geórgia, do Alabama, do Mississippi, da Louisiana e do Texas, o que, portanto faz com que todos os proprietários desses estados sejam alertados para participar do recall.

Ainda segundo a montadora, o defeito afetou 376 veículos, cujos proprietários terão de comparecer à uma concessionária McLaren para realizar a troca dos motores dos limpadores de para-brisa defeituosos gratuitamente, já que o defeito é de fabricação.

Sobre o McLaren MP4-12C 

Com projeto do famoso designer Frank Stephenson revelado em 8 de setembro de 2009, o McLaren MP4-12C teve seu lançamento realizado em 2011. Um dos fatores mais comentados naquela época foi o fato de sua carroceria ser totalmente feita de fibra de carbono, o que o torna extremamente leve, pesando apenas 1.434 kg.

O carrão vem equipado com um potente motor V8 biturbo, com 3799 cm³, 3,8 litros e 600 cavalos de potência. O carrão se destaca também pela enorme quantidade de tecnologia empregada: há um computador de bordo de ultima geração que praticamente aciona todos os comandos do veículo.

McLaren MP4-12C

O carro disponibiliza ao menos 17 opções de cores para a carroceria e tem em seu interior um dos pontos altos de sua concepção, já que foi empregada tecnologia de modelos da McLaren da F-1. A visibilidade e o acesso aos comandos do carro foram privilegiados.

Outra característica dos carros de F-1 são o sistema de freios aerodinâmicos: uma parte do chassi na traseira do veículo se levanta e auxilia na redução de velocidade do carro, já que proporciona um aumento na resistência em relação ao ar. Além disso, o carro possui um jogo de freios de alumínio.

Com o recall, seus principais concorrentes ficam felizes, já que esse tipo de má publicidade nunca faz bem à imagem. São eles a Ferrari 458, o Lamborghini Gallardo, o Porsche 911 Turbo, o Bentley Continental GT e o Aston Martin DB9.