A Nissan divulgou esta semana informações sobre um recall que será realizado visando o mercado brasileiro. Os modelos que estão sendo chamados são o March e Versa, todos eles fabricados no ano de 2017. De acordo com as informações que foram repassadas pela empresa, serão contempladas 14.318 unidades, levando em consideração os dois modelos.
O problema encontrado no carro pode acabar reduzindo a durabilidade de uma pequena mola que tem como principal finalidade manter o carro ligado. A chance do problema acontecer é maior caso o motorista coloque chaveiros e outros objetos junto à chave, uma vez que eles podem acabar causando uma carga adicional no interruptor, causando assim o desligamento involuntário do motor.
Até o momento a Nissan informou que não teve nenhum registro do problema acontecendo de fato com os clientes que possuem um dos dois modelos que estão sendo chamados para reparo. Mas essa é uma falha já conhecida e causou o recall de 166 mil carros nos Estados Unidos e no Canadá, somente da Nissan.
O problema é semelhante ao que já aconteceu com a GM, e que levou milhões de carros da montadora para o reparo. No final de 2015, a marca criou um fundo de quase US$ 600 milhões para indenizar as vítimas. Na época, 399 clientes tiveram pagamentos de indenização aprovados. A GM também teve que pagar quase US$ 1 bilhão para encerrar o processo judicial relacionado ao defeito nas ignições.
Os donos dos modelos citados no recall deverão agendar atendimento diretamente em uma das concessionárias da montadora. O tempo de reparo estimado é de cerca de uma hora.
Confira os chassis envolvidos: (não sequenciais)
- March - de 94DFCUK13HB108904 a 94DFFUK13JB201170
- Versa - de 94DBCAN17HB117190 a 94DBFAN17JB200839