Em uma prática que já é cada vez mais comum nos dias de hoje, mais duas grandes montadoras também convocam um recall para seus veículos por causa de falhas em sua fabricação.

Nesse caso, as montadoras são as japonesas Nissan e Honda, que irão fazer um recall para quase 3 milhões de veículos, sendo que o número mais expressivo desse montante corresponde à Honda, que irá convocar mais de 2 milhões do total.

Além das duas, outra montadora japonesa também anunciou um recall para seus veículos, sendo que essa montadora é a Mazda.

Nissan e Honda fazem recall de quase 3 milhões de veículos

O curioso é que esse recall anunciado pelas montadoras japonesas, além do fato de ser global, também apresenta a coincidência de ser motivado pelo mesmo problema: uma falha no sistema de airbag dos veículos.

Todas essas montadoras japonesas apresentam o mesmo problema em veículos produzidos entre 2000 e 2005, que tiveram instalados, airbags fabricados pela Takata.

Segundo nota oficial dessas montadoras, os airbags produzidos pela Takata entre 2000 e 2002, apresentam sérios riscos de explodir e de lançar estilhaços contra o condutor e contra os passageiros.

Isso pode causar sérios danos às pessoas envolvidas, e até o momento, nenhum incidente grave foi registrado envolvendo essa falha, o que torna a medida de recall das três montadoras japonesas, meramente preventiva.

Segundo os comunicados feitos pelas montadoras, a Honda é a que terá o maior número de veículos afetados, sendo um total de 2,03 milhões de modelos.

Já a Nissan informou que um total de 755 mil veículos produzidos globalmente pela montadora estão afetados pela falha e deverão participar do recall.

A Mazda informou que o número de veículos seus afetados pelo recall será de 159.807 unidades em todo o mundo.

Nissan e Honda fazem recall de quase 3 milhões de veículos

O que mais chamou a atenção para esse recall de proporções épicas foi o fato de que há uma semana, outra grande montadora japonesa também havia anunciado um recall por causa do mesmo problema.

A montadora da vez foi a Toyota, que anunciou que nada menos do que 2,27 milhões de veículos seus seriam afetados pelo problema, sendo que no Brasil, esse número seria de 28.148 unidades do Toyota Corolla.

Com isso, fica evidente que todas as montadoras que já utilizaram os airbags produzidos entre 2000 e 2002 pela Takata terão de convocar um recall para realizar os reparos necessários.

E isso poderá incluir a Ford, que também utilizou os serviços da Takata durante esse período, e que poderá ter problema similar em seus veículos.