As montadoras de automóveis estão sempre passíveis de surpresas e embora o processo de produção contemple muitas vistorias e avaliações de segurança dos veículos podem acontecer de haver algum tipo de falha em algum dispositivo que só se apresenta com o uso e pode comprometer a segurança do condutor e seus passageiros, principalmente em momentos de colisão.

Sendo assim, as empresas adotam a prática do recall, que consiste na convocação de todos os automóveis do lote que se enquadram naquele tipo de problema apresentado, para que comparecem até a fábrica ou representante comercial viabilizando que as medidas de conserto e ajuste dos problemas apresentados sejam feitas.

Nissan Pathfinder sofre recall no Brasil

Além de uma obrigação da empresa por sua responsabilidade com a qualidade do seu produto o recall é uma prática muito comum e que não pode ser negligenciada pela empresa, uma vez que pode culminar em uma serie de processos e outros problemas. Acontece que quando acontecem acidentes em larga escala envolvendo um mesmo lote ou então se percebe qualquer tipo de alteração no funcionamento esperado de qualquer dispositivo ou acessório do veículo é de total responsabilidade da montadora convocar seus clientes para correção dos produtos, já que podem conferir maior credibilidade ou, ao contrário, ferir a imagem a reputação da organização com seus públicos de interesse.

Dessa forma, nos últimos dias a Nissan anunciou o segundo recall para os modelos Nissan Pathfinder produzidos entre os anos de 2001 e 2003. Em 2013, a montadora fez a primeira chamada para os veículos desse modelo pelo mesmo motivo de agora: uma falha nos airbags. No entanto, os automóveis convocados naquele momento não são os mesmos dos de agora.

Nissan Pathfinder sofre recall no Brasil

Dessa vez, a Nissan chama 148 veículos produzidos no Japão, mas comercializados no Brasil entre 2011 e 2003. O defeito se apresenta por uma falha no gerador de ar dos airbags, fazendo com que em colisões com pressão excessiva os dispositivos não funcionem da melhor forma, podendo até mesmo não ter a abertura adequada quando necessário.

Para manter a segurança dos seus clientes, os chassis dos veículos que devem comparecer para conserto do problema estão entre os de número JN1VDWR503W000181 e o JN1VDWR504W002181, lembrando que podem estar alinhados de forma não-sequencial.. Se você possui um desses veículos e não sabe se ele está na lista, a montadora disponibiliza um SAC para que você entre em contato, bem como no site da organização estão dispostas as informações necessárias.