O Procon informou nesta semana que está notificando oficialmente a Volkswagen do Brasil para que a empresa preste esclarecimentos sobre o recall anunciado essa semana. Diferentemente dos convencionais, este procedimento pretende recomprar unidades vendidas no mercado brasileiro, e não oferece serviços de reparo para carros que podem apresentar problemas.

Procon pede esclarecimentos sobre recall da Volkswagen

O órgão que atua em defesa do consumidor brasileiro classificou como “inusitado” este tipo de operação. De acordo com as informações que foram divulgadas, a montadora anunciou a recompra de carros de 15 modelos diferentes. O problema seria o fato de que essas unidades nunca deveriam, de fato, ter sido vendidas no mercado convencional.

Os carros não teriam o que é chamado dentro da indústria de “registro de liberação”. Este é um documento que acaba sendo exigido antes da venda de um determinado veículo e acaba sendo responsável por tornar possível que exista o “histórico de rastreamento de todas as peças”.

Sem este tipo de documento e registro, a montadora não conseguiria fazer o caminho de rastreamento de uma determinada peça, por exemplo, o que torna muito complicado os procedimentos de recall convencionais, uma vez que as montadoras conseguem chamar exatamente os veículos que estão com uma determinada peça que pode apresentar defeito.

Procon pede esclarecimentos sobre recall da Volkswagen

Os 194 carros que estão envolvidos neste caso são de um tipo classificado como “pré-série”, que seriam as primeiras unidades produzidas de um determinado modelo. Estes carros deveriam ser utilizados somente para testar e aprovar o processo de produção restante de uma série.

A Volkswagen se defende, afirmando que não existe uma proibição legal que impeça a venda deste tipo de carro no mercado. Mesmo assim, o Procon está pedindo esclarecimentos. Em nota, o órgão de defesa do consumidor afirma que "a empresa não informou o Procon-SP sobre o recall e em razão disso foi notificada ontem para prestar esclarecimentos". A Volkswagen do Brasil tem prazo de 24 horas para responder ao órgão. O objetivo desta notificação é "avaliar se o recall e se a solução dada pela empresa estão de acordo com a legislação de defesa do consumidor".