Um problema cada vez mais comum dentro do mercado brasileiro, o recall já está se tornando algo corriqueiro, fazendo parte do vocabulário do consumidor local, que está se acostumando a receber notícias deste tipo quase que diariamente.

Agora foi a vez da Suzuki, que é uma das maiores montadoras japonesas do mundo, que acaba de anunciar a convocação de um recall que envolve quase 2 milhões de automóveis ao redor do mundo (1,87 milhão somente em três mercados).

O problema

Suzuki convoca recall de 2 milhões de automóveis

A montadora japonesa informou que quase 2 milhões de veículos produzidos por ela, numa gama que inclui, entre outras coisas, até mesmo uma série de sedãs Chevrolet Cruze (que são produzidos por ela para a GM), foram afetados por este recall.

O problema, segundo a Suzuki, tem a ver com uma falha localizada na chave de ignição dos carros, que pode causar problemas em algum momento, e afeta modelos que foram fabricados entre 1998 e 2009.

O porta-voz da montadora japonesa fez questão de reforçar que este processo de recall nada mais é do que algo preventivo, já que nenhum caso de mortes ou de acidentes graves foi registrado em decorrência desta falha que foi detectada pela empresa.

Os principais mercados afetados

Ainda segundo a Suzuki, a maior parte dos modelos afetados pelo defeito de fabricação se encontra no mercado europeu, bem como também no mercado australiano e no mercado japonês.

A montadora japonesa disse que só nestes três mercados importantes estão nada menos do que 1,87 milhão dos veículos afetados pelo defeito observado.

Ainda não há informações sobre se há unidades afetadas no mercado brasileiro, mas maiores informações possivelmente serão transmitidas pela montadora japonesa muito em breve, portanto, cabe muita atenção para proprietários de modelos da marca fabricados entre 1998 e 2009.

Suzuki convoca recall de 2 milhões de automóveis

Imagem arranhada

Como normalmente ocorre com este tipo de situação, a imagem da Suzuki sairá arranhada deste processo de recall, já que ele acaba expondo de modo terrível seus procedimentos de produção.

Mas, em contrapartida, para muitos consumidores, ao divulgar rapidamente a falha e convocar o recall, uma empresa automobilística acaba ganhando a confiança de seus clientes, pois ela demonstra estar preocupada com sua segurança.

Em resumo, só há um jeito de observar como este tipo de notícia pode agir frente à imagem de uma montadora no mercado mundial: aguardar o tempo para ver como os consumidores irão reagir, já muitos acabam se esquecendo do ocorrido.