Mais um grande recall foi anunciado por uma grande montadora visando reparar falhas de fabricação apresentadas que podem causar riscos à integridade dos passageiros dos veículos.
A “bola” da vez foi a montadora japonesa Suzuki, que anunciou que irá fazer um recall para o seu Jimny, que é um dos modelos de maior sucesso da marca em todo o mundo.
Portanto, vamos entender um pouco mais sobre a motivação da Suzuki para a realização desse recall em um de seus modelos mais emblemáticos da atualidade.
Segundo nota da própria Suzuki, a falha apresentada pelas unidades afetadas do Jimny reside no parafuso que faz parte da suspensão do veículo, e que pode causar acidentes graves.
O problema estaria no parafuso de fixação do tirante auxiliar da suspensão dos eixos dianteiro e traseiro dos modelos, que foram fabricados entre 26 de dezembro de 2012 e 27 de maio de 2014.
A Suzuki aproveitou para dizer que o início da campanha desse recall se dará no próximo dia 30 de junho de 2014, quando 2.833 proprietários de unidades do Jimny serão convocados para se dirigir até um posto autorizado da montadora japonesa no Brasil para realizar os reparos gratuitamente.
O processo irá consistir em apenas substituir o parafuso com problema por um parafuso sem problema, o que irá evitar os riscos de acidentes graves.
Lembrando, que segundo a Suzuki, nenhum acidente grave em decorrência dessa falha no parafuso de fixação da suspensão do Jimny foi registrado, o que coloca esse recall como sendo um procedimento meramente preventivo por parte da montadora japonesa.
A montadora japonesa inclusive colocou à disposição dos consumidores brasileiros um telefone para eventuais dúvidas que possam surgir sobre o processo de recall, sendo que esse telefone é o 0800 770 2280.
Lembrando que essas dúvidas também poderão ser sanadas diretamente na página oficial da montadora japonesa para o Brasil, que apresenta uma grande variedade de informações importantes.
Um processo de recall visa salvar vidas, mas, no entanto, ele também é capaz de trazer sérias consequências para a marca envolvida no processo, já que isso irá prejudicar a visão que os consumidores passam a ter dessa marca em questão.
E isso fica perceptível quando olhamos para o mercado dos Estados Unidos, que é onde os recalls mais ocorrem: lá muitas marcas importantes tiveram uma queda considerável de suas vendas por causa de um processo de recall.