A Tesla emitiu um comunicado no último sábado, dia 4 de março, nos Estados Unidos convocando para um recall os donos de 3.470 unidades do seu Model Y. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, todos os carros que estão listados foram fabricados entre os anos de 2022 e 2023.
O motivo são parafusos soltos, sendo que esta falha de produção foi identificada pela primeira vez no dia 10 de dezembro do ano de 2022 por um operador da montadora na fábrica de Fremont, na Califórnia. A montadora afirma que, durante um procedimento, acabou sendo identificado um parafuso com torque incorreto em um Model Y recém-construído.
Estes parafusos que foram encontrados e que podem não ter sido “apertados” corretamente são aqueles que seguram as estrutura dos bancos que fazem parte da segunda fileira do SUV. A montadora disse que foram feitos diversos testes que mostram que as cargas do sistema de cinco de segurança passam justamente pela estrutura inferior do assento.
Por isso este é um problema que acabou sendo motivo de um chamado de recall, já que caso os parafusos não estiverem bem apertados o cinto de segurança pode simplesmente não funcionar da forma como deveria em casos de colisão. Com isso, existe uma chance de maior de lesões para os ocupantes.
A Tesla afirma ainda que a culpa do problema teria sido falta de uma inspeção de qualidade adequada pelo fornecedor. Já o fornecedor, que é a empresa americana Faurecia, afirma que desde dezembro do ano passado adotou treinamento e supervisão aprimorados para garantir que os parafusos possam ser apertados corretamente.
Durante o chamado de reparo, a Tesla vai inspecionar todos os parafusos que prendem os assentos do lado do motorista, do passageiro e da segunda fileira.