A Toyota anunciou nesta segunda-feira o início da 2ª etapa do recall global que está sendo feito em virtude de problemas no airbag. Ao todo, foram convocadas 3,39 milhões de veículos estão sendo envolvidos neste chamado de recall. Além da Toyota, outras montadoras também estão sendo envolvidos nesta chamada, como Nissan, Honda e Mazda.

Toyota anuncia começo da 2ª fase do Recall

Apenas no Brasil, naquela que foi considerada a primeira fase do recall, foram chamados 28.964 unidades do Corolla. Nesta primeira análise foi constatado que a grande maioria, um pouco mais de 27 mil unidades, deverão retornar para as concessionárias para fazer a troca do airbag.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelao montadora, o recall aqui no Brasil atinge apenas o Corolla XEi e SEG, que foram fabricados entre 31/5/2002 a 6/8/2003. Os chassis que estão envolvidos são os seguintes: 9BR538500004 a 9BR538530349.

Riscos

Recall atinge modelo Corolla XEi 2002/2003O recall foi convocado pela Toyota e também por outras montadoras em virtude da possibilidade de um possível acionamento do airbag sozinho. Existe a possibilidade de um acidente sério se este acionamento acontecer durante o período de condução.

Durante a primeira fase da inspeção que foi feita pela Toyota nos carros que poderiam apresentar o problema, os mecânicos desativaram o equipamento de segurança e colocaram um adesivo de segurança avisando o motorista que ele estava circulando sem aquela proteção.

Aqueles que perderam a primeira etapa do recall não precisam ficar sem o atendimento. A montadora afirma que ainda é possível fazer o agendamento da inspeção, através do telefone 0800 703 0206.