A atual maior fábrica de carros do mundo, Toyota, anunciou no início desta semana que vai iniciar um recall global envolvendo 185 mil unidades dos seus veículos. Dentre os carros que estão sendo chamados está o compacto Yaris e também o Ractis. Nenhum dos veículos são vendidos aqui no Brasil.

Toyota anuncia recall global de 185 mil carros

O problema que estaria sendo causa deste chamado de recall é uma fala no sistema de direção elétrica assistida. De acordo com a montadora, esta falha faz com que a direção fique mais pesada, complicando assim o processo de dirigir, podendo causar algum acidente.

Isso acontece porque existe a possibilidade de formação de pequenas gotículas de agua que podem entrar em contato diretamente nos fios da direção hidráulica, sendo que estes podem acabar causando um curto. Caso isso aconteça, o sistema vai desligar a assistência da direção elétrica, e desta forma a direção acaba ficando mais pesada.

Até o momento a montadora não registrou qualquer tipo de acidente envolvendo o problema mencionado.

Recall Global

A grande maioria das unidades que estão contempladas neste recall são do compacto Yaris, que no Japão é vendido como Vitz, com os modelos fabricados entre novembro de 2010 e março de 2012.

A Toyota também avisou no comunicado que vai fazer uma chamada para o Verso-S, que no Japão é vendido como Ractis. Neste caso, o recall será feito para carros que tenham sido feitos entre Agosto de 2010 e Agosto de 2011.

Serão 130 mil veículos no Japão, mais de 7.400 na Itália, cerca de 7.050 veículos na Alemanha e cerca de o Reino Unido e os Estados Unidos, afirmou a porta-voz da empresa Shiori Hashimoto.